LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: AÇÃO EDUCATIVA PROMOVENDO A CULTURA PREVENTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
Relatoria:
MARIA NAUSIDE PESSOA DA SILVA
Autores:
  • FABRICIA CASTELO BRANCO DE ANDRADE BRITO
  • FRANCISCA MIRIANE DE ARAÚJO BATISTA
  • GERMANO SOARES MARTINS
  • IBRAHIM ANDRADE DA SILVA BATISTA
  • LAYANA PACHÊCO DE ARAÚJO ALBUQUERQUE
  • PAULA CYNARA DE LIMA RAMOS GUEDES
  • SUZIANE CARVALHO DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Com a finalidade de integração à saúde e a educação, surge o Programa Saúde na Escola (PSE) como política interministerial, voltada para a promoção de saúde e a prevenção de agravos, a instituição escolar se consolida como um local propício para a efetivação de ações que promovam o bem estar dos estudantes, assim contribuindo diretamente no processo de aprendizagem. Em parceria com a Estratégia Saúde da Família (ESF), o programa baseia-se em pilares que visam melhorar a qualidade de vida de crianças, adultos e jovens de escolas públicas por todo o país, realizando atividades que no decorrer do ano letivo nas mais diversas temáticas de acordo com a realidade de cada região. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivida pelos acadêmicos de enfermagem e medicina na atividade educativa do PSE no estágio supervisionado I. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório do tipo de relato de experiência que tem como finalidade descrever as ações desenvolvidas na atividade do PSE desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Teresina-Pi no período de 30 de Abril à 5 de Maio de 2019, em parceria com a Unidade Básica de Saúde que atende a região, na disciplina de Estágio Supervisionado I, que é ofertada na instituição no 9º período do curso de bacharelado em enfermagem no campo da atenção básica. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Para a realização de práticas educativas em um ambiente escolar faz-se necessário o conhecimento prévio das necessidades da instituição, portanto buscou se realizar uma visita para detecção de possíveis problemas para o adequado planejamento da atividade, no desenvolver da ação deve-se levar em consideração a idade da população atendida, condições de saúde, local da ação e tempo de duração para que não interfira nas atividades normais. Nesta atividade buscamos levar ao público uma palestra sobre a higienização corporal e bulling, explicando de forma clara e concisa as temáticas por meio de atividades lúdicas que promoveram a integração dos profissionais de saúde e dos alunos atendidos. CONCLUSÃO: A realização dessa atividade proporcionou relevante explanação sobre as atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar, além de ter ocorrido uma maior interação sobre as práticas educativas até então vistas na teoria e consolidadas na prática a partir das atividades propostas por esse estágio que contribui muito na formação do profissional dos acadêmicos relacionando à teoria à prática.