Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
REFLETINDO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS METODOLOGIAS DE ENSINO
Relatoria:
MARILEISA BARBOSA
Autores:
- Daniele Garcia de Almeida Silva
- Meridiane Habeck Tsukada
- Paloma Thaina dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Nos últimos anos os cursos de ensino superior têm se reestruturado para mudanças na educação, e destas ocorre a preocupação com os métodos utilizados para ensinar e aprimorar as habilidades dos estudantes. Com este intuito o Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar Unidade de Guaíra P/R, vem se renovando e modificando as estratégias de ensino e aprendizagem. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas e diferentes abordagens pedagógicas com o uso de metodologias ativas, isso contribui para que o professor reflita sobre sua atuação e a exerça de forma criativa e inovadora o seu papel de educador. Objetivo: Compreender através da literatura o papel do professor do curso de enfermagem frente as metodologias de ensino e como isso pode contribuir na formação dos futuros enfermeiros. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se duas das principais bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Sciello) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), periódicos publicados no período de 2015 a 2019 que respondem aos objetivos deste estudo. Descritores: Enfermagem, Métodos Pedagógicos, Ensino Superior. Resultados: A discussão sobre o papel do professor de enfermagem bem como as metodologias de ensino são alvos de reflexões e questionamentos por parte dos professores e também dos estudantes. No entanto, para que o professor promova sua prática docente com qualidade é necessário conhecimento cientifico/técnico, reflexão constante e engajamento intelectual e afetivo, além de, estar em constantemente busca de práticas e métodos inovadores, propondo novas formas de atuação que facilitem o aprendizado do aluno. Convém destacar, que o professor de enfermagem não é somente um transmissor de conhecimentos, onde ele apenas apresenta e o aluno aprende de forma passiva, mas sobretudo um facilitador que propõe e evidência situações da prática, colocando os estudantes em contato com a realidade, proporciona a oportunidade de fazer parte, refletir, desenvolver suas ideias e a partir disso aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos. Conclusão: Este estudo nos permite refletir o quanto é importante a atuação do professor de enfermagem frente as metodologias de ensino. Além disso, é possível evidenciar que professor e aluno se tornem protagonista críticos e reflexivos nas transformações pedagógicas e que isso irá contribuir para visão crítica e aperfeiçoamento do profissional enfermeiro.