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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
LETRAMENTO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
Francielle Brustolin de Lima Simch
Autores:
  • Jéssica Cristina Ruths
  • Maurício Bedim dos Santos
  • Cláudia Silveira Viera
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Letramento é resultado do processo de aprender a ler e a escrever, enquanto o letramento funcional se define por meio dos conhecimentos e habilidades de leitura e escrita que proporcionam ao sujeito o envolvimento nas atividades distintas de uma área do conhecimento. O letramento funcional em saúde (LFS) abrange o conhecimento, estímulo e capacidades individuais para acessar, assimilar, analisar e empregar as informações de saúde para exercer julgamentos e tomada de decisões. Objetivos: Identificar na literatura os instrumentos disponíveis para avaliação do letramento no setor saúde. Método: Revisão de literatura nas bases de dados online Pubmed, Medline e Lilacs, nas revistas científicas disponíveis, utilizando-se o descritor letramento em saúde em português e inglês, no segundo semestre de 2018. Resultados: O número de instrumentos encontrados foi 36, sendo TOFHLA (Test of Functional Health Literacy In Adults) e REALM (Rapid Estimate of Adult Literacy in Medicine) os mais mencionados. A maior parte foram estudos de validação de instrumentos para avaliar o LFS. O TOFHLA foi elaborado para avaliar o nível de entendimento dos pacientes perante a comunicação médica, de receitas médicas e instruções para exames do público adulto. O REALM é um instrumento de triagem utilizado em ambientes de cuidados primários para identificar pacientes com baixo nível de leitura. No Brasil, dispõe-se do Teste de Avaliação do Letramento em Saúde (TALES), instrumento de triagem para identificação e intervenção com pacientes de alto risco de insucesso no tratamento, por LFS inadequado. Para o público infantil, porém não validado no Brasil, tem-se o instrumento Parental Health Literacy Activities Test – PHLAT, o qual avalia as habilidades de LFS e a compreensão matemática dos pais, quanto às instruções terapêuticas, principalmente medicamentosa, para cuidar de crianças até um ano de idade. Os estudos indicaram dificuldade dos usuários com limitado LFS e relatam que os médicos utilizam palavras difíceis, por isso, tão importante quanto a competência de letramento dos usuários, são o vocabulário e as habilidades de comunicação dos profissionais de saúde. Conclusão: Percebeu-se a necessidade de disponibilizar instrumentos que mensurem o LFS em públicos específicos. Destaca-se ainda a necessidade da comunicação em saúde através de uma linguagem simples, considerando-se esta uma habilidade relevante, junto a outras competências, daqueles que exercem profissões de saúde.