Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Qualidade da formação em enfermagem no Ceará: análise a partir de dados do SINAES
Relatoria:
JOSE JEOVÁ MOURÃO NETTO
Autores:
- Ana Suelen Pedrosa Cavalcante
- NATALIA FROTA GOYANNA
- LUCILANE MARIA SALES DA SILVA
- MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: o ensino de graduação no Brasil tem passado por transformações importantes nas últimas décadas. Neste sentido, a graduação em enfermagem tem passado por forte expansão que não tem sido acompanhada por um desenvolvimento qualitativo. OBJETIVO: o estudo objetivou analisar a qualidade da formação em enfermagem no Ceará. METODOLOGIA: estudo descritivo, documental e de abordagem quantitativa. Os dados utilizados decorrem dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e do Conceito Preliminar de Cursos, ambos indicadores de qualidade do ensino disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Foram incluídas todas as Instituições de Ensino Superior que dispunham de cursos de enfermagem e que obtiveram nota na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. RESULTADOS: ao todo, existem 50 cursos de enfermagem credenciados no Ceará, 6 de instituições públicas (12%) e 44 de privadas (88%). No entanto, apenas 21 possuem conceito no Enade. Considerando a nota do Enade, 4 cursos obtiveram conceito menor que 3, considerados insatisfatórios. Quanto ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), todos os cursos obtiveram conceito maior que 3. As instituições privadas apresentam melhor estrutura que as públicas, mesmo assim os cursos públicos obtém maiores notas no Enade e no CPC. Conclusões: considerando os 21 cursos da amostra, podemos considerar que a formação em enfermagem encontra-se satisfatória, embora reconheçamos que as instituições necessitem estar em permanente busca de estratégias para o alcance de melhores padrões de qualidade para a formação em enfermagem.