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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM COM RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Relatoria:
Gisella de Carvalho Queluci
Autores:
  • Claudia Labriola de Medeiros Martins
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Trata – se de um estudo em andamento, na linha de pesquisa de formação pedagógica em saúde, acerca da construção de um ambiente virtual de aprendizagem com estratégia pedagógica de resolução de situação-problema. A problemática se justifica na incidência e a prevalência de lesões por pressão nos cenários assistenciais, seus agravos e impactos social e econômico ocasionados, além da necessidade de reflexão acerca da formação profissional e desenvolvimento de competências relevantes a melhoria do cenário institucional. OBJETIVOS: Descrever a construção de uma plataforma de aprendizagem à distância sobre prevenção de lesão por pressão através de uma abordagem situacional de ensino. MÉTODOS: Estudo metodológico, de abordagem qualitativa e tipo discursivo, com estratégica pedagógica de resolução de situações – problema segundo Vilma de Carvalho. São participantes do estudo, especialistas em enfermagem dermatológica e acadêmicos do projeto de extensão da comissão de prevenção e tratamento de feridas da instituição. A análise dos dados ocorrerá por meio de estatística descritiva simples e análise temática de conteúdo. Este projeto foi submetido ao comitê de ética da instituição, sendo aprovado em 2019, sob parecer nº 3.347.134. RESULTADOS: Desenvolvido e articulado em conjunto a profissionais de ensino a distância, o ambiente virtual de aprendizagem possui 06 etapas pedagógicas: 01: apresentação do curso e resolução de pré-teste sobre lesão por pressão. 02: resolução de uma situação problema e realização de pesquisa em bases de dados para resolução de questões pedagógicas. 03: fórum de discussão para elucidação do tema e avaliação dos trabalhos realizados. 04: apresentação de conteúdo pedagógico sobre prevenção de lesão por pressão e suas especificidades. 05: realização de pós-teste, abordando a situação problema trabalhada. E, 06: avaliação do ambiente de aprendizagem, da abordagem pedagógica proposta e de todas as suas etapas. CONCLUSÃO: Mediante a incorporação de metodologias ativas como a resolução de situações problemas hipotéticas, o encontro do ‘’saber-fazer’’ crítico-reflexivo e do ‘’poder-fazer’’ na prática profissional, contribui para a qualidade vida do paciente, a qualidade do cuidado em saúde e o fortalecimento do SUS e das Políticas Públicas, através do aperfeiçoamento das competências, habilidades, práticas e condutas, nos diferentes aspectos e cenários assistenciais.