LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
GRUPOS EDUCATIVOS: ACOMPANHAMENTO DA CONCEPÇÃO A PUERICULTURA
Relatoria:
ÉLIDA DE FÁTIMA DINIZ SOUZA
Autores:
  • Maria Carolina Salustino dos Santos
  • Nathalia Claudino do Nascimento
  • Bruno Gonçalo Souza de Araújo
  • Maria Milaneide Lima Viana
  • Maria Alice Gomes Nunes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os grupos educativos na atenção primária buscam promover a saúde do individuo e coletividade, podem ser usados como instrumento de cuidado pelos enfermeiros que realizam o acompanhamento nas unidades de saúde. Através dos grupos educativos é possível estabelecer vínculo, e alcançar resultados primordiais para a saúde de seus participantes. Objetivo: Descrever a experiência de grupos educativos que proporcionaram o acompanhamento desde a concepção a puericultura. Método: Estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, elaborado a partir de vivências em uma unidade de saúde da família, no período de outubro de 2018, no município de João Pessoa, estado da Paraíba. Ocorreu mediante a organização de um grupo educativo, onde acompanhou as genitoras desde o planejamento familiar, até a concepção, gestação, puerpério e puericultura dos lactentes. Resultados: A abordagem realizada através destes grupos gerou atividades benéficas para esclarecer possíveis dúvidas advindas dos pais juntamente com a equipe, e trazendo um feedback positivo com um espaço aberto, para que possíveis indagações pudessem ser apresentadas e solucionadas nos grupos educativos. Foi possível ir construindo cada etapa junto as famílias acompanhadas pelo grupo. Conclusão: A assistência à saúde no binômio mãe e filho e sua família deve ser vista de forma holística pelos profissionais de saúde, sendo possível desenvolver ações que contribuam para a saúde da mulher e do bebê, prestando assistência sistematizada por meio de ações educativas, demonstrando a importância do acompanhamento da gestação no pré-natal até as consultas periódicas das crianças na puericultura, onde o enfermeiro contribui de forma positiva na execução deste trabalho.