LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: INFLUÊNCIA SOBRE O ENGAJAMENTO E SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
KARLA TAISA PEREIRA COLARES
Autores:
  • Roberto Allan Ribeiro Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Diante das transformações na sociedade contemporânea, as discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem na formação dos profissionais de saúde, têm sido ampliadas. Neste sentido, as metodologias ativas têm sido reportadas como estratégia para o desenvolvimento de profissionais com o perfil delineado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). O objetivo deste estudo é investigar o nível de engajamento e satisfação dos estudantes de enfermagem da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG) em relação ao uso de metodologias ativas em seu processo formativo. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado no segundo semestre de 2018. Utilizou-se para a coleta de dados um questionário estruturado, aplicado através de uma ferramenta online. Responderam ao questionário 111 (47,2%) estudantes e todos afirmaram que seus professores já utilizaram metodologias ativas em algum momento do curso. Observou-se que o nível de engajamento proporcionado é positivo, uma vez que, 81 (73,0%) acadêmicos avaliaram entre excelente e ótimo. Quanto ao nível de satisfação os estudantes evidenciaram haver um nível de satisfação positivo 101 (91%), sendo que 29 (26,1%) estão muito satisfeitos e 72 (64,9%) satisfeitos. Os resultados deste estudo revelam uma percepção positiva em relação ao uso das metodologias ativas no curso de Enfermagem da FAVAG. Desse modo, pode se inferir que esta estratégia metodológica apresenta potencial no processo formativo do Enfermeiro contribuindo para a formação de profissionais críticos, reflexivos e com o perfil previsto pelas DCN’s.