Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DE RESIDENTES EM SAÚDE FRENTE AO NÚCLEO DE ADOLESCENTES MULTIPLICADORES
Relatoria:
FLAVIA AVELINO GALVÃO DE MOURA
Autores:
- Camila Robles Santos
- Gabriella Rocha Santos
- Andreza da Silva Lopes
- Paulo Rogério Nunes Barbosa
- Bruno Bernacchi
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:O programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ) fomenta a formação de profissionais com análise crítico-reflexiva acerca das realidades territoriais e especificidades de grupos da população.A Política Nacional da Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente orienta-se pelos princípios de direito à vida e à saúde, acesso universal à saúde, integralidade do cuidado, humanização da atenção, gestão participativa e controle social.Destaca-se como estratégia o Núcleo de Adolescentes Multiplicadores (NAM), ferramenta criada pela articulação entre Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria Regional de Educação e unidades escolares.O programa visa integrar professores e alunos (5ª a 8ª série) e propõe multiplicar os saberes adquiridos para outros espaços.Os encontros abordam temas que podem ser trabalhados através de rodas de conversa, pesquisa e dinâmicas interativas.Objetivo:Relatar a experiência de Residentes Multiprofissionais frente ao NAM realizado em uma escola municipal do município do Rio de Janeiro.Metodologia:Relato de experiência baseado em observação e relato pessoal de práticas desenvolvidas por Residentes Multiprofissionais.Discussão: As atividades ocorreram em uma escola municipal do Rio de Janeiro em parceria com Residentes da ENSP. Foram dois encontros com cerca de 20 adolescentes de 12 a 15 anos, sendo abordados os temas: sexo, sexualidade, cyberbullyng. Utilizou-se rodas de conversa, perguntas anônimas, exibição de vídeos, dinâmicas de comunicação e “corações de recados”. Emergiram casos de bullying, racismo, apoio familiar fragmentado, autolesão, assédio e violência sexual, física e psicológica. Dificuldades: comunicação violenta entre adolescentes e falta de respaldo em assuntos polêmicos.Os residentes auxiliaram a responsável na condução dos temas e foram requisitados pelos alunos em outros encontros. Conclusão: Pela observação e relato dos adolescentes foi notório o vínculo criado com os residentes e a importância atribuída às falas destes profissionais. Esta relação permite perceber as demandas deste grupo e criar estratégias que potencializam ações de educação em saúde visando o autocuidado e prevenção de doenças. Assim, o desenvolvimento de ações para este público permite estabelecer vínculos e captar novos usuários. Ademais, o impacto da publicação científica nesta área permite identificar possibilidades de abordagens a serem utilizadas e sua eficácia.