Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Thaís da Silva de Sousa
Autores:
- NAYARA FERREIRA
- RAFAELA LEMES POLETTO
- BARBARA CAMARGOS BORGES
- ANDRIESA RENATA STOCKER BARBOSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O contexto das emergências psiquiátricas no Brasil vem sendo mortificadas, porém, ainda há presença do modelo biomédico nas equipes e serviços de saúde, o que dificulta nos cuidados aos pacientes em crises psicóticas. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de Bacharelado em Enfermagem na execução de uma capacitação realizada com os profissionais de saúde do Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tangará da Serra/MT. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência a partir da vivência das acadêmicas do curso de enfermagem na disciplina de saúde mental durante a realização da capacitação que teve como temática: Emergências psiquiátricas. A capacitação ocorreu no mês de abril de 2019 com as equipes de enfermagem da UPA e Hospital Municipal de Tangará da Serra. O evento foi organizado e conduzido pela turma da sexta fase de enfermagem e teve como eixos principais, a assistência de enfermagem frente às emergências psiquiátricas, a importância da humanização dos profissionais bem como as condutas a serem tomadas frente ao paciente em surto psicótico. RESULTADOS: O evento contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais. Durante a capacitação abordou-se o contexto histórico acerca dos transtornos mentais, as principais emergências psiquiátricas, as portas de entrada do sistema único de saúde, a sensibilização para um atendimento humanizado e acolhedor frente ao paciente em surto psicótico. Durante a capacitação foi oportunizado um momento de troca de experiências entre as equipes o que possibilitou aos profissionais uma atualização e principalmente o repensar das práticas que são adotadas no serviço a fim de construir um atendimento de forma eficaz para lidar com os pacientes em crise psicótica, já que o relacionamento dos profissionais com esses pacientes muitas vezes é conflituoso e difícil. CONCLUSÕES: A prática educativa propiciou as acadêmicas e aos profissionais de saúde a troca de experiência e de saberes e a sensibilização com relação ao atendimento ao paciente psiquiátrico para que o mesmo seja de forma acolhedora e humanizada.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, S. et al. O enfrentamento da equipe de enfermagem em atendimentos a pacientes em crise psicótica. Rev. Aten. Saúde. São Caetano do Sul, v.15, n. 53, p.50-56, jul-set. 2017.
SARZANA, M. B.G. et al. Gestão do cuidado na saúde mental sob a perspectiva da rede de atenção à saúde. REME- Rev Min Enferm. Santa Catarina. v. 22: e-1144. Set-out. 2018.