Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A VISÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE:O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Relatoria:
Aline Fiori dos Santos Feltrin
Autores:
- Victória Larissa dos Santos
- Mariana Seguesse Rizzo
- Rafaela Etelvina F. Oliveira
- Adriani Izabel de Souza Moraes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:Os princípios do Sistema Único de Saúde: integralidade,regionalização e participação social são centrais ao se discutir o contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS).A participação social reflete a importância do conhecimento do usuário sobre os processos e organização do sistema. Desta forma,para os serviços de saúde que compõem a RAS,identificar a visão do usuário,é fundamental para traçar ações de planejamento no sentido de aproximá-los, melhorar fluxos e resolutividade em todos os níveis de atenção.Objetivo:Identificar a visão do usuário sobre a RAS em um ambulatório Regional.Metodologia:Estudo descritivo com abordagem quanti e qualitativa.Foram entrevistados os usuários do ambulatório do Hospital Escola Emílio Carlos (HEEC)de Catanduva-SP,no período de junho/2018. O HEEC é um hospital 100% SUS e referência para a Região de Saúde de Catanduva que abarca 19 municípios, com uma população de cerca de 318.000 habitantes.O estudo foi aprovado pelo CEP, sob o parecer nº 2.869.796. Resultados:Foram entrevistados 189 usuários,representando 9,5% da média atendida no ambulatório mensalmente.Houve predominância do sexo feminino (57%), e concentração acima de 40 anos (>70%).Da amostra, 90% é usuária do SUS há mais de 10 anos e 66% residente da Região de Saúde e não do município sede, indicando a importância da regionalização. Em relação à preferência, 72% preferem o ambulatório de especialidades e 12% preferem a AB.Discussão:“O especialista já sabe o que fazer, me dá o que eu preciso.” (Usuário 23).Neste sentido, cabe a reflexão sobre possíveis causas,como baixa resolutividade da AB e a cultura médico-centrada,levando-o à impressão de que o serviço especializado é mais resolutivo.Considerando a organização do SUS em RAS e a participação social,torna-se fundamental a comunicação com os usuários para que os mesmos entendam como se configura a RAS e quais são as relações e os processos de trabalho de permeiam seu percurso na Rede. Conclusão:Esta pesquisa trouxe a percepção de que o conhecimento da visão do usuário a respeito do seu percurso na RAS, permeia o empoderamento do mesmo no âmbito da participação social e sua falta o afasta do seu papel como usuário do SUS.Ao identificar a visão dos usuários sobre a RAS, espera-se viabilizar o planejamento de ações para aproximar usuário e serviços, integrando a Rede em todos os níveis assistenciais,com a participação de todos os atores de forma efetiva.