Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Relatoria:
TANIA LYRIO
Autores:
- Cláudio José de Souza
- Rafael de Carvalho dos Santos
- Rafael Antunes da Silva
- Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino de graduação em enfermagem se encontra alicerçado na Resolução do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior (CNE/CES) nº 3, de 7 de novembro de 2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em enfermagem. As DCN trazem em suas premissas delineamentos essenciais para formação do perfil do egresso/profissional, além de ressaltar as competências gerais a serem desenvolvidas durante o período de graduação, tais como: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Objetivo: relatar a experiência de um grupo de docentes com a prática de ensino interdisciplinar na graduação em enfermagem. Método: trata-se de um relato da vivência docente em uma instituição particular de saúde de ensino superior no Rio de Janeiro, Brasil, entre os meses de fevereiro a julho de 2018, utilizando como estratégia a organização e realização de um evento científico. Resultados: o conhecimento vivo e vivido foi construído desde a proposta de realização do evento, com a participação efetiva dos acadêmicos e os professores de enfermagem. Além de discutir e vivenciar as diferentes competências gerais segundo a grade curricular, a coletividade compreendeu que necessitava de comprometimento pessoal e de harmonia para que o trabalho do grupo alcançasse seus propósitos. Conclusão: a estratégia possibilitou a integração interdisciplinar e aproximou os alunos, reunindo-os em equipes e, no âmbito educacional, possibilitou desenvolver e reforçar habilidades e competências importantes para os profissionais de saúde.