LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PESQUISA EM ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DE CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Relatoria:
CLAUDIO JOSE DE SOUZA
Autores:
  • Rafael de Carvalho dos Santos
  • Ragel Antunes da Silva
  • Tania Lyrio
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Para se manter reconhecidas dentro do âmbito acadêmico, as Instituições do Ensino Superior (IES) de origem privada, a cada ano, precisam encontrar meios atrativos para manter a saúde econômica e o quadro de colaboradores. Os atrativos permeiam desde a propaganda em diversos meios de comunicação até a manutenção da visibilidade na sociedade na qual se encontra inserida a instituição. Não obstante, analisa-se que, em algumas IES privadas, as atividades de pesquisa são descontinuadas. Na maioria das vezes são desenvolvidas quando o docente investe em sua formação na modalidade stricto sensu. Apenas mais raramente são realizadas para auxiliar os estudantes a cumprir a exigência de apresentar um trabalho científico como conclusão do curso. Porém, existem instituições que além de manter a saúde econômica, investem na qualidade do ensino, procurando transpor as barreiras que dificultam a realização de pesquisas acadêmicas. Objetivo: relatar a vivência de um grupo de docentes na organização de evento científico, visando estimular a pesquisa juntamente com os alunos da graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um relato da vivência docente em uma instituição particular de saúde no Rio de Janeiro, Brasil, entre os meses de julho e novembro de 2018, utilizando como estratégia a organização e realização de um evento científico, com a participação efetiva dos alunos de graduação em enfermagem. Resultados: a realização do II Simpósio dos Acadêmicos de Enfermagem oportunizou adquirir conhecimentos acerca das competências gerais, tal como é preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Enfermagem, sendo estas necessárias ao processo de formação do estudante, por meio do estudo e da prática, tendo a pesquisa como veículo facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: A experiência de participar do Simpósio oportunizou aos participantes, crescimento acadêmico e profissional, compreendendo que, enquanto docentes podemos nos desafiar e criar novos desafios para os alunos, possibilitando oferecer mais uma forma de crescimento profissional e acadêmico.