Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOVENDO A SAÚDE E A SEGURANÇA DO TRABALHADOR RURAL FRENTE AO USO DE AGROTÓXICOS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR
Relatoria:
GUSTAVO KASPERBAUER
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A principal exposição química do trabalho agrícola na atualidade é o uso de agrotóxicos. Sendo assim, o uso descontrolado de agrotóxicos representa hoje um grave problema de saúde pública.
Introdução: O presente projeto justifica-se sobre a necessidade da disseminação de informações de proteção aos trabalhadores rurais quanto ao uso indiscriminado de agrotóxicos, este que representa atualmente um grave problema ambiental e de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 2009, citou o Brasil como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.
Sendo que os produtores rurais que fazem uso indiscriminado, abusivo e incorreto de agrotóxicos, são apontados como responsáveis por alguns males que afetam a saúde humana, animal e meio ambiente. Frente a essa realidade, destaca-se que o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, assim como em outros países da América Latina, resulta em níveis severos de poluição ambiental e intoxicação humana.
Objetivo geral:
Buscar unir, educar, fortalecer e intervir nas condições de vida dos trabalhadores rurais, frente aos malefícios da utilização dos agrotóxicos, auxiliando no processo de tomada de decisão em direção à qualidade de vida e à saúde, através de grupos com os produtores rurais, patrões, sindicatos rurais e entidades de classe, bem como cooperativas e associações localizadas no Município.
Objetivos Específicos:
- Instruir o público sobre possíveis sinais de intoxicação proveniente do uso e manuseio de substâncias químicas;
- Promover oficinas que permitam aos trabalhadores rurais, mostrar e exercitar sua capacidade criativa e produtiva utilizando novas técnicas de plantio;
- Reduzir o número de internações, e /ou uso de medicação frente possível quadro de intoxicação por agrotóxicos;
- Promover a saúde através da educação popular e difusão de informações relevantes;
- Levar suas produções para outros espaços, acontecimentos, feiras promovendo a reinserção social e convívio dos indivíduos acometidos pelas intoxicações exógenas.
- Ações de detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de risco, tendo como foco ações que distanciam ou evitem a doença.
Descrição das técnicas, métodos ou processos de trabalho:
Público Alvo:
Agricultores, camponeses, trabalhadores rurais ativos ou aposentados e familiares.
Ações Propostas:
- Oficinas quinzenais com duração de duas horas em regime noturno no Centro Municipal de Saúde.