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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APROXIMAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
FRANCISLENE APARECIDA DE SOUZA RODRIGUES
Autores:
  • Ellen Karolyne da Silva Oliveira
  • Eloenia de Andrade Carvalho
  • Lidia Maria Krohling Mota
  • Vagner Ferreira do Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As constantes mudanças nos cenários assistenciais, implicam em desafios, que exigem novas tecnologias de cuidados para garantir a assistência integral à saúde. Para atender a formação de profissionais críticos e reflexivos, e que desenvolvam práticas seguras, as instituições de ensino, devem incluir metodologias que aperfeiçoem as estratégias de ensino, permitindo a participação ativa do acadêmico, tornando-o protagonista do seu processo aprendizado. O estudo objetivou relatar experiência sobre a utilização de metodologias ativas na aproximação da teoria com a prática durante a graduação de enfermagem. Trata-se de relato de experiência, construído em abril de 2019, baseado em vivências na disciplina de Processo de Cuidar II, no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estadual de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra. Tais vivências refletem a experimentação e implementação de estratégias didático-pedagógicas que dinamizam o processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar os acadêmicos ocorreu o norteamento teórico sobre as metodologias ativas e importância para a consolidação dos saberes em saúde e enfermagem. Após, os docentes realizaram sorteio entre os acadêmicos, com definição de temáticas para utilização de metodologias ativas no ensino, e desenvolvimento de procedimentos técnicos. Durante o período matutino das aulas, três acadêmicos sorteados assumiam a atividade proposta pelo docente junto aos demais. Essa distribuição ocorria, com a supervisão direta dos facilitadores da disciplina. Os acadêmicos através de simulação demostravam os procedimentos, conforme a literatura disponibilizada e acessada, contextualizando as variadas situações e intercorrências, as quais o enfermeiro poderia se deparar em seu ambiente de trabalho, e como conduzi-las eticamente e de forma segura, no modelo de uma aprendizagem baseada em problemas. O tempo e a intervenção era estipulado pelos facilitadores, mediante necessidade. As interações entre os acadêmicos e docentes, facilitou descobertas, despertou o interesse, além de motivá-los para o ato de ensinar e aprender de forma coletiva com seus pares, e se perceberem como profissionais. A utilização de metodologias ativas, apresentou-se como uma valiosa ferramenta, diante dos desafios colocados à prática do enfermeiro. Esses momentos em sala contribuíram para as atividades de campo, no contato direto do acadêmico com os usuários dos serviços de saúde, e aproximou a teoria da prática de enfermagem.