Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS POR ACADÊMICOS NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA EM TANGARÁ DA SERRA-MT
Relatoria:
FRANCISLENE APARECIDA DE SOUZA RODRIGUES
Autores:
- Ellen Karolyne da Silva Oliveira
- Eloenia de Andrade Carvalho
- Vagner Ferreira do Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As ações educativas em saúde junto à população contribui para melhor compreensão de agravos, aproximação e ampliação do acesso aos serviços de saúde, em especial à estratégia saúde da família. Entre as ações, destaca-se aquelas ligadas à prevenção de doenças imunopreveníveis, como a influenza, que demanda um trabalho coletivo da equipe de saúde, a fim de alcançar todas as demandas prioritárias da campanha e obter cobertura ideal de imunização. O estudo teve como objetivo descrever as ações educativas realizadas por acadêmicos na campanha de vacinação contra influenza em Tangará da Serra, MT. Trata-se de um relato de experiência, construído em abril de 2019, na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra. Antecedendo a execução das ações educativas, a vigilância epidemiológica, ofereceu capacitação para os acadêmicos, a fim de aprimorar as habilidades e atualizar os conhecimentos sobre a vacinação contra a influenza. Após, os grupos de acadêmicos foram distribuídos pelas unidades de saúde desse município, para levantarem os perfis da população e traçarem estratégias e planos de trabalho para gerenciar, e acolher demandas durante a campanha de vacinação. Entre as principais temáticas desenvolvidas, destacaram-se a desmistificação sobre a vacina e seus efeitos, a importância de manter o cartão de vacina atualizado, e os cuidados frente a prevenção e transmissão da influenza. Os locais utilizados para desenvolver essas atividades foram a sala de espera das unidades de saúde e em ambientes escolares, como creches e escolas. De forma complementar, também realizou-se visitas domiciliares na presença de agentes comunitários de saúde, com distribuição de bilhetes informativos sobre a campanha e a necessidade de imunização. Uma das dificuldades encontradas, foi a conscientização de algumas pessoas para realização da vacina e o comportamento em multiplicar conhecimentos indevidos sobre seus efeitos. Na supervisão dos docentes, os acadêmicos, estabeleceram dinâmica educativa, com perguntas e respostas, visando novas descobertas e alerta frente ao risco de adoecimento por este agravo. Essas ações educativas, trouxeram contribuições diretas aos serviços de saúde e à comunidade, o que reforça a importância da articulação da universidade com a vigilância em saúde durante a graduação de enfermagem, para garantir maior qualidade na formação de enfermeiros.