Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE INFANTIL: ENSINANDO SOBRE FEBRE AMARELA
Relatoria:
LARISSA AMORIM MENDONÇA BELIDO
Autores:
- Rebeca Caranha Araújo
- Stephany dos Santos Amaral
- Dalena Pinheiro da Costa
- Bruna Amora Guedes
- Sibele Naiara Ferreira Germano
- Karoline de Souza Costa
- Suellen Oliveira de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A febre amarela é uma doença infecciosa febril, onde o vírus amarílico é o protótipo do gênero Flavivírus. É transmitida por mosquitos vetores silvestres e/ou urbanos. Sua infecção ocorre quando o individuo que nunca a contraiu ou não tenha sido imunizado é picado por um mosquito infectado. Segundo o Ministério da Saúde 2018, a enfermagem é habilitada para notificar a doença e preveni-la, promovendo saúde de várias formas e com diversos grupos etários. Relacionado às crianças, devem-se considerar métodos de abordagem, observando seus aspectos físico, psicológico e intelectual(Silva, 2017).De acordo com Lima e Padilha 2018, com as mudanças da sociedade faz-se necessário à utilização de metodologias de ensino que acompanhem tais transformações.Segundo ministério da saúde 2002, o setor escolar é um meio de interação do público infantil, onde o enfermeiro pode assisti-los de maneira a programar e efetivar metodologias ativas através da educação em saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem na aplicação da Educação em Saúde por meio de metodologias ativas em alunos do ensino fundamental de uma escola estadual. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, no âmbito da disciplina de Educação em Saúde do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A realização das atividades foi norteada através de metodologias ativas abordando a temática Febre Amarela, junto aos alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Manaus/AM. Realizaram-se quatro visitas à escola, nas quintas-feiras e no turno vespertino. Este trabalho se baseou no Arco de Maguerez, percorrendo-se cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade, desenvolvidas na pratica através de atividades e dinâmicas que atenderam o público como contos narrativos, descritivos e explicativos sobre febre amarela. RESULTADO: Através das atividades descritas, as crianças puderam reforçar seus conhecimentos sobre febre amarela ou mesmo conhece-la, através da participação puderam sanar dúvidas a respeito do tema, disseminando assim, o conhecimento adquirido para posteriores. CONCLUSÃO: As atividades de educação em saúde são fundamentais para a promoção a saúde e prevenção de várias doenças dentre elas a febre amarela. A criança é uma fonte de repasse de informações, o qual aumenta os horizontes de abordagem do tema proposto.