Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA LIGA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
BRUNO EDUARDO SILVA DORNA
Autores:
- Ricardo Gonçalves de Holanda
- Adrielly Santos Martins
- Cynthia Ribeiro Borges
- Jorge Alberto Alves Cabral Junior
- Hebert Tobias de Oliveira
- Marcela Azevedo Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Atualmente, o perfil de formação dos profissionais é melhorado, exigindo mais capacitação e um pensamento crítico-reflexivo futuro profissional, na qual se espera que esse, quando formado seja um sujeito ativo preparado para lidar com problemas. A Liga de Urgência e Emergência possui um papel fundamental na formação acadêmica dos alunos do Curso de Enfermagem de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Contribui como programa, desenvolvendo atividades que oferecem um estudo mais aprofundado sobre os temas de Urgência e Emergência. Desse modo, essa liga, busca capacitar a equipe de enfermagem a realizar o atendimento pré-hospitalar de qualidade, atrelando teoria à prática, realizando simulações entre os integrantes, coordenadas pelo docente da Liga. Essas simulações contribuem para a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes e promovem esse pensamento crítico-reflexivo essencial para tal formação. OBJETIVO: Relatar a importância da Liga de Urgência e Emergência na formação do enfermeiro com base na metodologia de simulações. MATERIAIS E MÉTODOS: As simulações promovidas pela Liga de Urgência e Emergência são realizadas com materiais que de fato são utilizados no atendimento ao paciente em situação de urgência e emergência. O quadro do paciente em simulação é fictício e os pacientes são os próprios integrantes da liga, sendo que todos atuam como paciente e também como profissional. RESULTADOS: Os alunos são beneficiados com essa prática monitorada, pois são treinadas habilidades práticas e faz uma revisão de conceitos. Nesse panorama, os erros são uma oportunidade de discussão e melhoria a serem incorporados na prática profissional. CONCLUSÃO: Concluímos que essas práticas permitem a capacitação dos integrantes da liga para que esse conhecimento a mais de seus membros seja um diferencial, permitindo uma melhoria na atuação desse discente quando for profissional.