Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE RESENHA CRÍTICA PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE PESQUISA QUALITATIVA
Relatoria:
JOÃO PEDRO NETO DE SOUSA
Autores:
- Karlla Raryagnne Teixeira
- Antônio César Ribeiro
- Amanda Gabriela da Costa Fonseca
- Kamilla Rodrigues Leite
- Thalison Fernandes Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação vem passando por avanços significativos em que se destaca o crescente estimulo ao protagonismo do discente em seu processo de produção de conhecimento, isto é, o discente é estimulado pelo docente a buscar por conhecimento e encorajado a desenvolver autonomia sobre sua aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência de construção de resenhas críticas, vivenciada pelos discentes da disciplina de Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem I, do Programa de Mestrado em Enfermagem, da Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, oriundo das atividades de ensino desenvolvidas na disciplina Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem I, no ano de 2018. As referidas atividades consistiram no desenvolvimento de resenhas críticas da literatura, que nesta oportunidade destacar-se-á a obra de Minayo "O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde". Trata-se de uma obra de 13 capítulos em que a autora aborda aspectos relacionados a pesquisa qualitativa na área da saúde, proporcionando a compreensão de elementos das investigações sociais com ênfase a pesquisas empíricas. Assim, os discentes realizavam previamente a leitura da obra supracitada e outras referências indicadas, participavam das discussões nas aulas e posteriormente desenvolveram as resenhas dos capítulos priorizado. Resultados: Ao final da disciplina cada aluno matriculado desenvolveu a produção textual de 2 resenhas que contemplavam a análise crítica da obra e formulação de um conceito. Através da atividade foi possível compreender que este campo de pesquisa possui particularidades que possibilitam a compreensão das subjetividades humanas e dos simbolismos dentro das relações sociais. A autora lança mão de clássicos para que o leitor esteja munido de informações essenciais para condução da abordagem qualitativa, ofertando informações que possibilitam um melhor planejamento da pesquisa, compreensão e análise dos resultados. Portanto, indica-se a leitura da obra. Conclusões: a atividade fomentou a construção de novos saberes, instigou os discentes a compreenderem mais sobre o universo da pesquisa qualitativa, bem como a desejar desenvolver pesquisas que contemplem esta abordagem para que se possa alcançar os significados dos dados, oriundos das experiências humanas, contribuindo então para a melhor compreensão do fenômeno estudado.