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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE APLICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DA PRÁXIS TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
MARIA DAS DÔRES MEDEIROS DE ALMEIDA SANTOS
Autores:
  • Maria das Dores Medeiros de Almeida
  • Francisco Braz Milanez Oliveira
  • Ronniely Da Silva De Morais
  • Marcos Vitor Batista de Oliveira
  • Vinicius Diogo Alves Loureiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: No Brasil o ensino da enfermagem ainda ocorre tradicionalmente por meio de aulas expositivas formais. A adoção de novas tecnologias ocasionou mudanças expressivas no processo educacional promovendo novas maneiras de ensinar e aprender, das quais destacam-se os aplicativos para dispositivos móveis. Objetivo: Desenvolver e avaliar uma aplicação multimídia para ensino dos procedimentos técnicos de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica. Foi desenvolvido aplicativo com base em 35 práticas de enfermagem das quais se destacam Sondagem Vesical de Demora – Feminino e Masculino, Higienização das Mãos, realização de curativos, punção venosa, baseada em evidências científicas e ilustrado com imagens de simulações clinicas em manequins de alta fidelidade. O protótipo foi avaliado por 90 alunos matriculados no curso de Bacharelado em Enfermagem de um Centro Universitário no estado do Maranhão. O estudo foi aprovado com Nº CAAE: 57250416.5.0000.8007 de acordo com a resolução 466/12. Aplicação disponível para download em: https://drive.google.com/file/d/0B-9b5aD0VtsBVWNhQ1c5SEtTOWc/view?usp=sharing. Resultados: Houve predominância do sexo feminino (75,6%), e estado civil solteiras (80%). Quando indagados sobre os meios que utilizavam para atualizar os conhecimentos, 91,2% afirmaram que utilizavam a internet, todos os dias (96,7%), via celular (58,8%). A Avaliação sobre o software foi satisfatória por partes dos alunos, além de considerarem o menu do aplicativo de fácil acesso e compreensão. Quanto ao item layout das páginas do aplicativo, 48,9% classificaram como bom. A Disposição do conteúdo de forma clara, atualizada e compreensível ao aluno e em atender às práticas de Enfermagem executadas durante a prática profissional foi considerada boa por 43,3% dos alunos, sendo que 90% afirmaram que a aplicação possibilitou a aprendizagem, 46,7% utilizaram o aplicativo em sala de aula ou durante o estágio 46,7% e 80% afirmaram que a aplicação é importante para a formação acadêmica. Conclusão: O estudo contribuiu para a elaboração de padrões de cuidados baseados em evidências científicas para procedimentos técnicos de enfermagem agindo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem das práxis de enfermagem.