Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O VOLUNTARIADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
REBECA CARANHA ARAUJO
Autores:
- Albert Einstein Tavares de Seixas
- Bruna Amora Guedes
- Deisiane Duarte Rodrigues
- Henry Walber Dantas Vieira
- Lara Abreu Ribeiro Alves
- Suellen Oliveira de Sousa
- Stephany dos Santos Amaral
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os saberes da enfermagem provêm de inúmeros campos do conhecimentos, sendo um arranjo de ideias e conceitos, os quais estão inclusos e interferem no processo do cuidar e o saber cientifico do cuidado permite ao enfermeiro ter a possibilidade de um alcance de autonomia profissional e o voluntariado possibilita ao acadêmico uma visão de distintas realidades e isso faz com que desenvolvam um espírito crítico com criatividade e tolerância, e, principalmente um respeito pelo ser humano para o qual será oferecido o cuidado. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes do curso de graduação em enfermagem que organizaram uma ação solidária que consistia em doações para instituições carentes do município de Manaus-AM, enfatizando na importância do voluntariado na vida acadêmica. METODOLOGIA: Os acadêmicos se mobilizaram no primeiro semestre de 2015 para arrecadar roupas, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal, e dividiram de acordo com a necessidade de cada instituição. distribuição das doações aconteceu em uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes portadores de deficiências neurológicas e físicas, em um lar que abriga ex-moradores de rua somente do sexo masculino, e para uma instituição de longa permanência para idosos, foram destinadas também a uma instituição que abriga mulheres vindas do interior do Amazonas em tratamento de câncer de mama e que não tem lugar para ficar na capital. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a história e a estrutura de cada entidade e as doações recolhidas foram todas realizadas pelo corpo acadêmico da escola de enfermagem de Manaus. RESULTADOS: Observou-se que é importante que os discentes pratiquem o voluntariado e tenham uma educação humanitária, por isso torna-se relevante esta prática de tal forma que a realização de ações sociais pelos estudantes, os mobilizem para o exercício da cidadania, a partir disso colaborando com a formação de profissionais conscientes e com responsabilidades sociais. Conclusão: A experiência despertou a busca pelo conhecimento humanitário que transcende o perfil técnico da profissão sobrepondo as barreiras de uma universidade e hospital. Na visão dos acadêmicos de enfermagem o voluntariado é um meio de crescimento pessoal, humanizado e profissional podendo gerar atendimento humanizado e de qualidade gerando fortalecimento das relações interpessoais e a responsabilidade social.