LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A INTERFACE DA SUBJETIVIDADE NA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR DE UM DISCENTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ARIEL HENRIQUE SANTOS HOFFMANN
Autores:
  • Nayara Mary Andrade Teles Monteiro
  • Isabella Ramos dos Santos
  • Kaique Santos Reis
  • Ualison Oliveira Sena
  • Maria Luísa Dias Cordeiro
  • João Pedro Neves Pessoa
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A apresentação da disciplina vivências interdisciplinares do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz é estruturada na abordagem de articulação de conteúdos focada na interação entre as disciplinas, e a necessidade da relação do aluno com a interdisciplinaridade. Nesse sentido este trabalho tem por objetivo enfatizar a atuação da subjetividade na vivência interdisciplinar e refletir o papel dessa interdisciplinaridade com foco na subjetividade afetiva, e avaliar experiências. Refere-se a um estudo descritivo, tipo relato de experiência, durante o quarto semestre do curso de Enfermagem, realizado pela disciplina vivências interdisciplinares IV, com uso de estrategias como o portfólio para avaliação, no período letivo de março a agosto do semestre 2017.Foi orientado a realização de um esquema de construção para o memorial de abertura com a história de vida em parceria com a vida acadêmica, com estratégias da disciplina em favorecer a reflexão e a necessidade do processo de aprendizado no âmbito da interdisciplinaridade, sustentado na relação emocional, através das rodas de conversas e sentimentos adquiridos, além de novas perspectivas na relação com o outro e abordado a integração espiritual, social e mental no aprendizado, baseado na individualidade, na integração entre os discentes interferindo na subjetividade humana. Pensando em ampliar a importância da subjetividade, conclui-se, que é função da subjetividade adequar e identificar a compreensão pessoal no aprendizado do discente, integrada em uma vivência interdisciplinar, e percebe-se a atuação da afetividade em subsidiar as avaliações de experiências vividas.