Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
AYSLANE DA SILVA SOUZA
Autores:
- Isabela Macedo Vitorino dos Santos
- Gabriela Rodrigues dos Santos
- Patricia Magnabosco
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Monitoria é uma particularidade de ensino-aprendizagem dentro das necessidades de formação acadêmica direcionada ao acompanhamento das atividades docentes. A disciplina de Fundamentos de Enfermagem é ministrada no quarto período do curso e tem como principal objetivo o ensino das técnicas de enfermagem necessárias no processo do cuidar do usuário fundamentada na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Na disciplina de Fundamentos de Enfermagem o monitor auxilia atividades de ensino através de aulas teóricas, práticas no laboratório de habilidade e práticas em campo, no caso, junto à assistência aos pacientes internados no hospital, bem como nas atividades de planejamento e avaliação da disciplina. Tais atividades estimulam o interesse do monitor pela docência possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento da disciplina. Objetivo: Relatar as experiências na atividade de Monitoria na disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Metodologia: Trata-se de um relato de experiências vivenciadas enquanto monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no período de abril a julho de 2018. Resultados e Discussão: A aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo monitor, através do ensinamento das técnicas hospitalares tanto no laboratório quanto dentro hospital, juntamente com instruções de elaboração e apresentação de estudo de caso clinico, colabora para melhoria da formação do aluno na graduação e desenvolve o interesse e gosto pela carreira docente e o estímulo para a pesquisa. Conclusão: A monitoria ajuda despertar no discente a aptidão pela área de docência e amplia o seu conhecimento pela área da assistência do cuidado de enfermagem ao cliente, visando também um olhar critico como futuro profissional.