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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E GERENCIAMENTO DA SALA DE VACINA EM UMA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM BELÉM-PA
Relatoria:
THAIS POMPEU DA ROCHA
Autores:
  • Raissa Costa Simão
  • Clivia Nabiça De Vasconcelos
  • Glaucia Elane Gomes Miquele
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) iniciou com o Programa Saúde da Família (PSF), concebido pelo Ministério da Saúde em 1994. Desde então é definido como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) no País. Por meio dessa estratégia, a atenção à saúde é feita por uma equipe composta por profissionais de diferentes categorias (multidisciplinar) trabalhando de forma articulada (interdisciplinar) que considera as pessoas como um todo, levando em conta suas condições de trabalho, de moradia, suas relações com a família e com a comunidade (1). PSF surge no Brasil como uma reorientação do modelo assistencial a partir da Atenção Básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (2). Objetivo: Relatar a realização de uma ação educativa sobre educação popular em saúde e gerenciamento da Enfermagem dentro da sala de vacina com profissionais da unidade e pacientes presentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Foram utilizados cartazes com imagens, fotos reais, orientações sobre o tema e folders explicativos sobre o calendário de vacinação. Está ação foi realizada no período que compreende entre os dias 01 de agosto de 2018 a 27 de agosto de 2018, com intuito de promover atenção a respeito da educação popular em saúde. Resultado e Discursão: O treinamento aperfeiçoa a capacidade de atendimento ao paciente através de atitudes, que possibilitem um padrão que fortaleça as ações estratégicas de satisfação e imagem da instituição. Além de fornecer informação acerca das vacinas aos pacientes. Conclusão: A ação educativa com profissionais da unidade básica de Outeiro e os pacientes presentes teve êxito, as duas categorias reagiram de forma positiva tirando todas suas dúvidas a respeito do gerenciamento da sala e vacinas, contribuindo de tal forma para o enriquecimento do trabalho e para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos envolvidos na ação.