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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA NA VALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
GIOVANNA BIANCA FIGUEIRA ROCHA
Autores:
  • Nathalie Oliveira Silva
  • Isabela Macedo Vitorino dos Santos
  • Ricardo Gonçalves de Holanda
  • Elias José Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A prática clínica fundamentada em estudos legitimados é entendida por Prática Baseada em Evidência (PBE). Tal abordagem é constituída por sete etapas sendo elas: cultivar um espírito de investigação, solicitar, adquirir, julgar, aplicar, avaliar e divulgar os resultados obtidos. Contudo, apesar de sua relevância, no Brasil este método não é frequentemente abordado no âmbito acadêmico, consequentemente torna-se pouco utilizado por profissionais da área da saúde, evidenciando a necessidade da formação do raciocínio crítico e o hábito do uso dessa estratégia. Objetivo: Analisar diversos estudos acerca da PBE através da revisão integrativa, enfatizando a sua importância na formação do enfermeiro, bem como em sua prática profissional, tanto docente quanto assistencial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com suas seis etapas, que teve como questão norteadora: Qual o impacto do uso da PBE na Assistência em Enfermagem? Utilizou-se como base de dados as plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed (Medline e Chocrane a partir dos descritores “Prática Clínica Baseada em Evidência”, “Bacharelado em Enfermagem” e “Educação” onde selecionou-se artigos completos na língua portuguesa e inglesa. Resultados e Discussão: Observando a baixa taxa de abordagem e adesão da PBE no ambiente acadêmico e hospitalar, respectivamente, percebe-se que os principais desafios a serem vencidos para sua efetivação são a falta de conhecimento sobre essa estratégia, de costume, de tempo, o grande leque de informações ofertadas e a falta de familiaridade com a tradução do conhecimento de melhor evidência. Conclusão: Infere-se que o uso da PBE é de grande valia tanto para o profissional da enfermagem, bem como para cada indivíduo assistido por eles. Tendo em vista que a sua implementação proporciona a potencialização da assistência, trazendo a possibilidade de uma intervenção mais eficaz e a otimização dos resultados, além de ofertar maior segurança ao paciente, maior desempenho e melhora de sua condição clínica. Palavras-chave: Prática Clínica Baseada em Evidência; Bacharelado em Enfermagem; Educação.