LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
AVANÇOS NA PRÁTICA INTERPROFISISONAL NA FORMAÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA GESTÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA ESQUALOS
Relatoria:
JOSUÉ SOUZA GLERIANO
Autores:
  • Ana Carla Picalho
  • Angélica Pereira Borges
  • Liz Vanessa Lupi Gasparini
  • Camila Galiano
  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves
  • Andrea Paradelo Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Educação Interprofissional (EIP) tem potencializado espaços de formação de aprendizado contribuído para uma visão ampliada do cuidado em saúde. Objetivo: Apresentar a experiência de práticas Interprofissionais no Programa de Extensão Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência derivado da integração ensino-serviço de uma universidade pública e serviços de saúde da rede de atenção de um município da região médio norte mato-grossense. Os dados foram extraídos dos relatórios de acompanhamento do programa, dos produtos em andamento e concluídos. Analisou-se descritivamente com análise temática. Resultados: A institucionalização do EsQualOS se deu a partir de respostas de práticas na integração com os cursos de enfermagem e letras a partir de três projetos de extensão que atuam na linha da Política Nacional de Humanização, em específico aos aspectos da sinestesia, cor e arte e. no segundo momento com o curto de enfermagem e administração e contábeis na linha da gestão dos serviços no que refere-se a mapeamento de processos, organização de informações em fluxos e propostas de intervenções no olhar da logística e da qualidade dos serviços. O programa tem proporcionado cenários de práticas que são lacunas na formação, nos diferentes cursos, e que se tornou um processo de experiência na construção coletiva de aprendizado de propriedades específicas de cada área de saber que interagem na ampliação de uma formação voltada para o cuidado integral. Além de espaços de formação a abertura de estágios remunerados não obrigatórios pelos serviços de saúde em cooperação técnica com a o EsQualOS propiciou uma imersão nesses serviços com maior integração com os profissionais da prática, criou uma rede de ensino voltada para a prática em um movimento intenso de colaboração e envolvimento que integra quatro serviço de saúde e a universidade, tornou-se referência de articulação e um observatório para contratação profissional após formação. Conclusão: A própria trajetória de construção e fazer acontecer desse escritório pode ser considerada um produto uma vez que abriu caminhos para o extensionismo, em uma abordagem interprofissional, de intensa articulação institucional, que consolidou processos e experiências que podem direcionar outros projetos, sendo reconhecido como uma produção inovadora na educação em saúde pelo Laboratório de Inovação em Educação na Saúde OPAS/OMS.