Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatoria:
ANSELMO AMARO DOS SANTOS
Autores:
- Andrea Alves Soerensen
- Juvenal Tadeu Canas Prado
- Adriana Silva de Moraes
- Maria da Penha da Sila
- Elizabeth Correia Ferreira Galvão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O pensamento Crítico é uma habilidade desejável nos enfermeiros e indispensável em estudantes de Enfermagem que deparam cada vez mais com o avanço tecnológico, com complexas questões éticas e legais e assistência a pacientes com demandas cada vez mais complexas, que exigirão o uso da interpretação, análise e avaliação. Objetivos: Identificar por meio da literatura as estratégias pedagógicas utilizadas pelos os enfermeiros e sua eficácia no desenvolvimento do pensamento crítico. Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico, baseado em levantamento da produção científica, com caráter investigativo, exploratório e descritivo sobre o problema de pesquisa apresentado. Para tanto se utilizou a base de dados Bireme ,disponível no endereço www.bireme.com.br e www.teses.usp.br .Os critérios de inclusão utilizados foram o idioma português textos completos disponíveis on-line e recorte temporal de 01/2008 a 03/2018. Os descritores utilizados foram: Pensamento Crítico, Aprendizagem, Pensamento Reflexivo, Pensamento Na Ação. Resultados: os estudos apontam que na concepção dos docentes, o ensino do pensamento crítico pode ser desenvolvido por meio do raciocínio clínico, problematização, estudos de casos, leituras críticas e discussão clínica. Conclusão: as estratégias apresentadas pelos docentes são desenvolvidas e pautadas no conhecimento de pensamento que possuem. Tomam como base, os planos de ensino que desenvolvem e as disciplinas que ministram. Há necessidade de novos estudos que revelem o processo de formação docente para o ensino do pensamento crítico.