LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ACIDENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICIPIO DE BELÉM-PA
Relatoria:
RAISSA SILVA OLIVEIRA
Autores:
  • MAX MULLER FERREIRA TAVARES
  • FABIO MANOEL GOMES DA SILA
  • EMELINE PAULA DAS NEVES FREITAS
  • NATALY BELEM CAVALCANTE DE VASCONCELOS
  • REJEANE DA SILVA OLIVEIRA
  • RENAN DE SOUZA LINARD
  • THAIS POMPEU DA ROCHA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os acidentes no ambiente escolar estão se tornando cada dia mais frequente no dia-a-dia de educadores e pais de alunos. Sabe-se da importância de permanecer um profissional da área da saúde no plantão escolar. Atualmente já existem escolas privadas que adotam escala de plantão para enfermeiros e técnicos de enfermagem, caso haja alguma intercorrência inerente a algum acidente ou sinistro. As quedas representam as causas mais comuns de acidentes não fatais e são também causas relevantes de acidentes graves em crianças e adolescentes. A maioria das quedas ocorre dentro das casas, sendo um quarto em escolas, parques e clubes. Objetivos: Realizar ação educativa através de palestras e abordagem lúdica entre pais, alunos e educadores acerca da importância de prevenção dos acidentes dentro do ambiente escolar, que podem ocasionar transtornos físicos e psicológicos em todos os envolvidos, seja por negligencia ou imprudência. Metodologia: Este trabalho acadêmico é um relato de experiência realizado em uma escola de ensino fundamental de Belém-Pará por acadêmico de enfermagem da Universidade da Amazônia, no período que compreende entre os dias 01 de junho de 2018 a 29 de junho 2018 no turno matutino. Resultado e discussões: Espera-se que através desta abordagem, acadêmicos de enfermagem possam sensibilizar todos os envolvidos da importância de prevenção de acidentes dentro do ambiente escolar, acidentes que na grande maioria das situações, são evitáveis, visto que público alvo saíram bastante satisfeito pela palestra abordada pelos acadêmicos, na qual falavam sobre o seu ponto de vista e debatiam entre os estudantes. Conclusão: Observou se que tanto pais, quanto educadores conseguiram de certa forma capita a mensagem transmitida pelos acadêmicos de enfermagem, responsáveis pelas palestras, no qual muitos alunos relataram que já haviam se acidentados, e os mesmo não relatavam com receio de sofrerem bullying acerca da imagem de ser incapaz e frágil.