LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ORIENTAÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA
Relatoria:
MAX MULLER FERREIRA TAVARES
Autores:
  • suzana silva santos
  • Letícia Martins dos Santos
  • jaqueline ferreira magno
  • valber holanda pacheco
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os primeiros socorros são definidos como um atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente, bem como, se insere o atendimento no domicílio quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou enquanto os técnicos em emergência médica não chegam ao local. Tanto adultos como crianças podem vivenciar situações de urgência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde (como complicações crônicas), ou doenças de aparecimento inesperado que podem ocorrer na escolar. O ambiente escolar é um local de oportunidade para que as crianças concretizem suas travessuras que não conseguiram cumprir em casa. Objetivo: Realizar uma palestra e seu efeito do ato de ensinar primeiros socorros para professores de educação infantil em uma escola na cidade de Paragominas-PA informando sobre as medidas adequadas a serem tomadas diante de determinadas ocorrências, capacitando os professores a realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento. Método: Trata-se de um relato de experiência onde foi feito uma palestra de primeiros socorros para professores sendo ministrados por acadêmicos de enfermagem baseada em primeiro socorros com crianças. Os conteúdos eram ensinados por meio de aulas teóricas e a prática era efetuada por demonstrações de forma que os docente tivessem oportunidade de executar atividades de simulação em seus colegas. Resultados/Discussão: A palestra teve um resultado positivo a grande maioria dos professores elogiaram a iniciativa, considerando o conteúdo interessante e importante. O uso de diversas estratégias foi citado como motivadoras, estimulando a participação e, ainda acrescentaram que aprenderam brincando. O ensino sobre primeiros socorros mostrou-se eficiente, viável e de grande importância, pois os professores demonstraram não saber que atitude tomar perante uma situação de urgência nas demonstrações praticas verificamos que a melhor estratégia de ensino foi a dramatização sendo que atuando diante de uma simulação de acidente os professores puderam colocar em pratica o que ouviram na palestra. Conclusão: É de extrema importância o treinamento e aperfeiçoamento de todos os professores quanto às práticas de primeiros socorros para não estarem despreparados em caso necessitar utiliza-los sendo o profissional responsável pelos alunos no período em que se encontram na escola essa palestra contribui para o decréscimo dos índices de mortalidade decorrentes de acidentes.