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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO DOS ENFERMEIROS
Relatoria:
NATALIA ANA DE CARVALHO
Autores:
  • Simone Graziele Silva Cunha
  • Andréia Guerra Siman
  • Maria José Menezes Brito
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: Na saúde, a informação é o principal instrumento para o gerenciamento. A informação viabiliza o reconhecimento de aspectos da realidade do processo saúde/doença embasando o planejamento, a execução e a avaliação das ações, reduzindo o grau de incertezas e apoiando soluções. Objetivo: Compreender a utilização da informação na tomada de decisão de enfermeiros gerentes. Metodologia: Estudo de caso, qualitativo, desenvolvido em quatro Unidades de Atendimento Imediato (UAI), Betim, MG. Participaram seis enfermeiros gestores, ou seja, a totalidade dos participantes. Coleta de dados: entrevistas com roteiro semiestruturado, técnica do “Gibi” e observação. Análise dos dados: Análise de Conteúdo. O projeto foi aprovado no CEP sob o parecer n°1.192.060 e n°1.174.603. Resultados: Emergiu a categoria temática: Facilidades e entraves da informação no trabalho dos enfermeiros gestores. Os participantes relatam que a informação permite repensar ações e executá-las de forma sólida, além de proporcionar o planejamento estratégico. A disponibilidade de informações permite que o gestor tenha clareza do alcance de suas ações e dos objetivos almejados. Os entraves relacionados à falta de informação geram decisões intuitivas e sem embasamento, em tempo inapropriado e a produção excessiva de relatórios. Os gestores não contam com um sistema informatizado que propicie interoperabilidade das informações e dificulta a disponibilidade e acesso a tempo e a hora para tomar decisões. Conclusões: As decisões são em maioria tomadas por intuição devido à baixa apropriação da informação. A informação deve ser analisada permanentemente identificando as fragilidades e potencialidades presentes na organização, permitindo aprimorar a qualidade do processo de trabalho.