Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
PRIMEIROS SOCORROS PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Relatoria:
LARA ADRIANE DO CARMO MARTINS
Autores:
- Aline Alvim Ferreira
- Surama Nascimento Mamed
- Suely Amorim de Araújo
- Ricardo Gonçalves de Holanda
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ambiente Universitário não está isento da ocorrência de situações em que indivíduos sejam submetidos a um risco a um evento não desejado ou pequenas lesões. É de suma importância a qualificação dos técnicos administrativos deste ambiente para que se possa minimizar agravos a saúde daqueles que circulam na universidade. Pensando neste contexto, uma universidade pública do Triângulo Mineiro implementou um setor responsável para atendimento a estas ocorrências. Diante disso, a liga de Urgência e Emergência forneceu um treinamento para a capacitação e atualização dos funcionários do setor, sendo eles: Motoristas, enfermeiros, entre outros. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunos do curso de graduação em enfermagem, participantes de uma liga acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, referente ao treinamento desenvolvido por acadêmicos do curso de enfermagem na condição de membros ativos e colaboradores no mês de Junho de 2017 para um grupo de técnicos administrativos. Os temas abordados no treinamento foram: diferença e entre urgência e emergência, trauma térmico, epistaxe, trauma dentário, hemorragia, entre outros temas, além de como reagir a cada situação descrita. Todos funcionários participantes eram orientados teoricamente e em seguida convidados a participar da prática e executar as técnicas básicas instruídas. RESULTADOS: Houve vasta aceitação e participação dos profissionais da universidade, onde todos se dispuseram a participar das aulas teórico/práticas. O treinamento permitiu aos alunos uma experiência sobre o papel didático que o enfermeiro usualmente assume na comunidade, propiciando seu fortalecimento emocional e na obtenção de conhecimento, visto que o professor orientador a todo o momento estava presente para auxiliar, o tornando mais confiante. CONCLUSÃO: Foi possível perceber a necessidade dos mesmos em participar deste preparo nas diversas situações de socorrismo. Ficou evidente o quão significante foi o treinamento em relação a atualização dos profissionais, visto que alguns não sabiam como reagir em algumas circunstâncias e outros possuíam técnicas obsoletas, que estavam em desuso. Observa-se que os funcionários precisam de mais qualificações, além de amplitude acerca de conhecimentos na área, de urgência e emergência, pois somente assim poderão prestar um atendimento efetivo e de qualidade. Também foi de grande valia para os alunos, aumentando seu conhecimento prático e teórico.