Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA EM SAÚDE
Relatoria:
JEAN CARLOS DE ARAÚJO PEREIRA
Autores:
- Ana Clara Ribeiro Ornelas
- Leticia Alves dos Santos
- Juliana Mlaker Leone
- Bruna Santoni Silva
- Gisele Mara Silva Gonçalves
- Jennifer Freire Prates
- Maria aparecida Gamper
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Como inúmeras outras atividades (jogos, jogral, teatro, dança, etc.) a música é um elemento muito utilizado como ferramenta artístico-lúdico, com enorme potencial para propagação de informação e disseminação de conhecimento, tendo singular importância para educação em saúde, afinal, o cuidar não se distancia em nada do educar, além do seu efeito terapêutico. Através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, que enriquecem o processo educacional. . Palavras Chaves: Assistência de Enfermagem; Educação em Saúde; Música. Objetivo: Contribuir para o aprimoramento dos alunos envolvidos nas atividades no que tange ao seu poder de síntese e transcrição de um conteúdo visando à aplicação na comunidade. Metodologia: Relato de experiência baseado em dois trabalhos realizados utilizando a música em eventos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sendo II Jornada da Cidadania na Penitenciaria Feminina de Campinas e XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno, pautados em artigos encontrados no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e utilizando descritores indexados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Resultado e discussão: Pautando-se nas tematicas solicitadas aos discentes envolvidos, ficava por incumbência dos mesmos a criação de letras com conteudos pertinentes, harmonização e a execução de músicas que abordassem o assunto pedido, tanto sobre o autoexame das mamas, quanto sobre o aleitamento materno. Os trabalhos obtiveram maior destaque e impacto, tanto para os alunos envolvidos, como para a comunidade em que fora realizado. Conclusão : o emprego da música e de atividades lúdicas, ainda se faz e impacta, tanto para o interlocutor quanto para quem esta a conduzir esse processo de ensino aprendizado. Para tanto se faz, de extrema importância a atenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese associados a uma noção rítmica e percepção musical dos que desenvolvem o material, resultando além de educativo, em um agradável e rico material de subsidio para educação em saúde.