Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO PARA A FORMAÇÃO QUALIFICADA DOS ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
BEATRIZ GRAÇA DE ARAÚJO
Autores:
- Bárbara Juliana Carvalho Costa
- Ester Alves de Oliveira
- Marcos Lima do Nascimento
- Paulo Philip de Abreu Gonzaga
- Victor Nei Vasconcelos Monteiro
- Iracema da Silva Nogueira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino da Enfermagem deve ser pautada nos preceitos científicos e éticos que a norteiam enquanto ciência do cuidado e a pesquisa constitui um dos pilares para a formação qualificada dos enfermeiros, uma vez que proporciona aos estudantes de graduação o conhecimento das etapas e dos processos que envolvem a pesquisa científica e estimula o estudante a desenvolver um pensamento crítico e reflexivo voltado para a sua atuação profissional. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada com a aproximação da pesquisa através do programa de iniciação científica e suas contribuições durante a graduação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, referente às contribuições da aproximação dos acadêmicos com a pesquisa durante a graduação vivenciada pelos acadêmicos do sexto período de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas. A aproximação se deu por meio da participação no programa de iniciação científica, onde foi realizada a produção de um projeto de pesquisa, coleta e análise de dados que foram coordenados por um professor (a) orientador (a). Resultados: Durante a experiência, percebeu-se que o programa de iniciação científica, durante a graduação, é uma relevante oportunidade para o discente ser introduzido na esfera de pesquisa científica, somando para seu desenvolvimento acadêmico e tendo os primeiros contatos com a comunidade científica. Além disso, notou-se que as buscas e leituras de artigos proporcionam constante atualização sobre o assunto abordado na pesquisa, que será material de estudo para outros acadêmicos e profissionais que procuram aperfeiçoar sua qualificação, fortalecendo, portanto, a importância das práticas baseadas em evidência e contribuindo para a sua continuidade. Além disso, a pesquisa contribuiu de forma a melhorar o senso crítico dos discentes, fazendo-os adquirir o hábito de pesquisar cientificamente sempre que precisarem aprimorar o conhecimento, ou seja, o aluno não se contenta com qualquer dado que não seja de evidência científica. Conclusão: A pesquisa científica contribui de forma significativa com a formação qualificada dos futuros enfermeiros, pois produz conhecimento científico na área de interesse, estimula a assistência baseada em evidências, o aumento da responsabilidade e criatividade, além da ampliação do pensamento crítico, garantindo a expansão de conhecimentos e amadurecimento de ideias.