Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O BULLYING: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE ESCOLAR
Relatoria:
MARIANA BRANDT FERNANDES SANTOS
Autores:
- KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA
- Michelle Christini Araújo Vieira
- Erik Cristóvão Araújo de Melo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o bullying é um fator de risco a saúde e ao ajuste psicossocial tanto para o praticante, quanto para a vítima, sendo recorrente em grande parte de crianças e adolescentes, caracterizando-se pela agressão física, atitudinal e psicológica, que são, inicialmente, reconhecidas como “brincadeiras”. Tal problemática é multifatorial, podendo está associada ao ambiente familiar desequilibrado, à falta de educação adequada, a deficiência de um diálogo durante formação das crianças e a normalização da violência em consequência de um convívio perturbador. METODOLOGIA: estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem em uma atividade educativa sobre bullying, proposta pelo módulo de Saúde Coletiva I ofertada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para promover educação em saúde com crianças do 1º ao 5º ano da Escola Eliete de Souza Araújo em Petrolina-PE. A atividade ocorreu com, aproximadamente, 400 crianças, no mês de agosto e setembro de 2018, sendo a temática desenvolvida a partir da construção de uma peça teatral com personagens de contos de fadas, utilizando-se da ludicidade para sensibilizar as crianças envolvidas. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na elaboração e apresentação de uma peça teatral para os alunos de uma escola municipal em Petrolina-PE. RESULTADOS: percebe-se que trabalhar uma temática relacionada a atitudes violentas no ambiente escolar é de grande magnitude, uma vez que contribui para a formação de valores nas crianças, além de possibilitar maior compreensão sobre o assunto. Ressalta-se que durante a peça teatral algumas crianças revelaram que já foram e/ou são vítimas do bullying, sendo possível notar que o uso de personagens infantis proporcionou maior acolhimento aos menores, facilitou a compreensão do assunto e o reconhecimento do bullying para que possam denunciar as provocações. CONCLUSÃO: a utilização de metodologias ativas auxilia na melhor compreensão da temática abordada, assim, a elaboração da peça teatral proporcionou às crianças um melhor aprendizado sobre o bullying e suas formas de expressão, além de despertar alguns sentimentos como a empatia e a solidariedade. Nesse sentido, percebe-se o quanto a atuação dos acadêmicos na escola auxiliaram na minimização de problemas em saúde, revelando que o desenvolvimento de atividades extramuros é de grande valor para o processo de formação profissional.