LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIA INOVADORA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO (PEP): RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JÚLIO CÉSAR SILVA DE ANDRADE
Autores:
  • Ana Paula de Souza Silva
  • Maria Jaqueline Ramos Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A utilização da tecnologia da informação e comunicação em saúde (TICS) vem em uma crescente significativa tanto em quantidade quanto em qualidade com sua implantação em diversas áreas que envolvem prontuários de pacientes, os recursos e os benefícios que a informática pode trazer para a área de saúde é de suma importância, especialmente para o Médico e a equipe de Enfermagem, simplificando a burocracia do preenchimento dos papeis e dando ênfase ao atendimento ao cliente. Neste contexto, a adaptação dos profissionais de saúde passa a ser um assunto prioritário na utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Objetivo: Relata a experiência com os sistemas computadorizados de registros médicos soulmv PEP®, com objetivo de identificar as dificuldades na sua adaptação e sua aplicabilidade na prática. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) focado nas observações práticas dos profissionais de enfermagem no uso das tecnologias da informação no Hospital Estadual Mestre Vitalino (HMV). Caruaru, PE administrado pela Fundação Tricentenário (HTRI). Resultados: A experiência vivenciada com o sistema de informação gera grande impacto na sua adaptação computador versus profissional de saúde, onde existe um grande déficit de alguns membros da área de saúde com limitações no entendimento do sistema. Conclusão: As tecnologias implantadas geraram um grande desafio no quesito informática tendo que o profissional se adaptar a essas mudanças, sendo uma ferramenta intuitiva, flexível e simples mais que produz resultado, constituindo um documento de informações objetivas – identificação do cliente, prescrições, cuidados etc. E informações subjetivas – compreensão dos sintomas das doenças, queixas dos clientes e interpretação dos exames. O sistema garante o acesso facilitado ao histórico de atendimentos anteriores, resultado de exames e outras informações clínicas, prescrições mais legíveis evitando erros de administrações de medicamentos, simplificando o entendimento e o cuidado na continuidade da assistência ao cliente, garantindo mais agilidade e segurança nas atividades gerando tempo extra no acompanhamento e no tratamento do cliente.