Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
O ALUNO–MONITOR COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
WANESSA SOUZA BARBOSA
Autores:
- Amélia Nunes Sicsú
- Bruna da Silva Simões
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A figura do monitor faz-se importante na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) em Enfermagem, pois o aluno-monitor ajuda a estimular o pensamento criativo e crítico, os quais são produtos da reflexão sobre determinado assunto, além de identificar maneiras de enfrentamento e contribuir para a construção de um trabalho acadêmico. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por alunos nas atividades de monitoria. Método: Relato de experiência da disciplina de TCC I, ministrada no período de fevereiro a junho de 2018. A referida disciplina é desenvolvida no sexto semestre letivo do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, com carga horária de 30h. Resultados: As atividades realizadas permitiram ao aluno-monitor vivenciar experiências singulares com contribuições substanciais para o professor da disciplina, alunos e para si próprio. Em relação às contribuições para o professor, o mesmo pode contar com o apoio do aluno-monitor durante as aulas e processos avaliativos. Aos alunos da disciplina, contribui no aprendizado, pois o fato de também ser aluno possibilita que o outro não tenha receios para esclarecer suas dúvidas. Em relação a si próprio, permite o aprofundamento sobre pesquisa científica, tema geral da disciplina alvo, tornando-se um grande marco na vida acadêmica deste, sendo esta uma experiência proveitosa por influenciar de maneira positiva na opção do futuro profissional. O fato de o curso ser integral dificulta a adequação do horário para dedicação à monitoria, uma vez que o edital preconiza 12 horas semanais com 100% de presença, entretanto este não foi um fator que interferiu de maneira significativa na qualidade da monitoria ofertada, tampouco no desempenho acadêmico individual do aluno-monitor. Conclusão: O Programa de Monitoria Acadêmica é de grande importância tanto para o aluno-monitor, quanto para o aluno-monitorado e professor, à medida que são atores fundamentais para o processo de aprendizagem, havendo contínua troca de conhecimentos. Durante esse período de aprendizado, o aluno-monitor se torna ator na construção do conhecimento à medida que auxilia e é auxiliado por seus professores em qualquer esfera que a monitoria lhe possibilite atuar, e isto lhe faz desenvolver competências e habilidades necessárias para a atuação do futuro profissional.