Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR VOLUNTÁRIO EM AMBULATÓRIO HOSPITALAR DA CIDADE DE MACAPÁ-AP: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LARISSA LEITE PELAES
Autores:
- Victor Hugo Oliveira Brito
- Darci Francisco dos Santos Junior
- Luana Jandira Weber da Silva
- Adrielly Lima de Sousa
- Karoliny Miranda Barata
- Francineide Pereira da Silva Pena
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o estágio voluntário ultrapassa os muros de uma universidade, que possibilita ao graduando uma visão de diferentes realidades, permite que este adquira maior flexibilidade para adaptar-se; assim, esse estágio oportuniza o acadêmico de enfermagem estar sozinho com a equipe e com o enfermeiro supervisor, proporcionando uma visão mais ampla da prática profissional. OBJETIVO: descrever a experiência de um acadêmico de enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) durante prática de estágio extracurricular voluntário em ambulatório hospitalar da cidade de Macapá-AP. METODOLOGIA: trata-se de relato de experiência. Prática de estágio extracurricular voluntário realizada em ambulatório do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (HCAL) no município de Macapá-AP no período matutino de 16 de Julho a 06 de Agosto, sob supervisão da enfermeira do setor. RESULTADOS: a vivência possibilitou grande aprimoramento de conhecimento científico teórico e prático acerca dos procedimentos realizados: curativos de pés diabéticos, feridas oncológicas, operatórias, curativos de Lesão Por Pressão (LPP), retirada de pontos, Sondagem Vesical de Demora (SVD) e troca de bolsas de colostomia, além de conhecer melhor a rotina de trabalho da equipe de enfermagem durante assistência ambulatorial. Possibilitou maior período de contato do acadêmico com os procedimentos assistenciais de enfermagem estudados em sala de aula quando comparado ao período de aula prática obrigatória do curso; além disso, foi possível ampliar a realização dos procedimentos, devido ser um período no qual não se visava uma avaliação para obter uma média para ser aprovado, e sim um período para aprender e esclarecer dúvidas. CONCLUSÃO: o estágio extracurricular voluntário pode ser considerado como método de aperfeiçoamento das técnicas e, estimula a segurança durante a realização de procedimentos, o que enriquece a vida acadêmica. Permite a observação da realidade dos serviços de saúde e singularidade da população e situações atendidas, as quais nem sempre podem ser observadas dentro da sala de aula.