Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CRISTIANE PEREIRA DE CASTRO
Autores:
- Cristiane Pereira de Castro
- Aline Bedin Zanatta
- Elaine Valias Sodré Pereira
- Grace Pfaffenbach
- SARAH RUSSO CALIL
- Tatiana Giovanelli Vedovato
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A formação em enfermagem vem passando por transformações na atualidade, principalmente após a implementação das novas diretrizes curriculares apoiadas em quatro pilares do conhecimento no qual o sujeito deve ser capaz de aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser, ou seja, baseado na construção de competências e habilidades, construídas durante a formação, e que deverão ser mantidas no mundo do trabalho. Frente a esta nova realidade, os currículos devem ser reconstruídos de maneira diversificada e alinhada a esta proposta a Faculdade de Americana (FAM), conta com uma Clínica Escola, na qual são desenvolvidas disciplinas práticas pautadas na formação de um profissional generalista, crítico, realista que conheça e saiba trabalhar no SUS seja como trabalhador ou gestor dos serviços. Objetivou-se relatar a experiência de docentes no processo de ensino aprendizagem alinhado as diretrizes curriculares nacionais para o curso de enfermagem desenvolvido na Clínica Escola da faculdade. Trata-se de um relato de experiência sobre competências e habilidades desenvolvidas nas disciplinas intituladas Ensino Clinico junto aos alunos do 4º ao 6º semestre do curso. A Clínica é um cenário pedagógico onde são desenvolvidas atividades de enfermagem pelos alunos com supervisão docente junto a usuários adultos e idosos, portadores de doenças crônicas e feridas, durante toda a semana, no período da tarde. Ressalta-se, que a metodologia adotada é pautada nos conhecimentos e vivência dos alunos, sendo o docente um mediador. Percebeu-se que as habilidades desenvolvidas são: a) gerenciamento: administração dos recursos materiais, financeiros, recursos humanos (escalas) e processamento do material (central de material e esterilização); b) gestão do cuidado: pautado na integralidade, sistema de classificação de pacientes e processo de enfermagem; c) raciocínio clínico na avaliação das feridas, prescrição de curativos, elaboração de plano de cuidados e orientações de autocuidado no domicilio; c) Educação em saúde realizadas em linguagem acessível de acordo com o perfil morbidade. Esta experiência mostra a importância de uma aprendizagem significativa pautada no protagonismo do aluno e estimulo ao desenvolvimento de habilidades relacionadas ao cuidar, gerenciar, liderar e educar a partir da construção de vínculos e instituição de relações solidárias que favoreçam a formação de Enfermeiros capazes de atender as demandas sociais e de saúde dos dias atuais.