LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
SENTIMENTOS DE USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ACERCA DA UNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JESSICA MIRANDA COSTA
Autores:
  • BRUNA MOURA SILVA
  • CAUAN BARBOSA NERY
  • PRISCILLA DOS SANTOS NASCIMENTO
  • ROSANA NEVES DE MOURA
  • NAIRAN MORAES CALDAS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades que atendem usuários com transtornos mentais graves e persistentes em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde que preconiza um planejamento terapêutico que valoriza a liberdade e o atendimento de forma individualizada, com vistas à reinserção social e fortalecimento de vínculos com a família e comunidade. Esse trabalho objetiva relatar a experiência de um grupo de discentes do 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz, durante a prática da disciplina Enfermagem em Saúde Mental, no CAPS II de um município do litoral sul da Bahia, ocorrida no período de 06/06/2018 a 19/07/2018. Para tanto, fizemos um recorte de uma das atividades realizadas denominada de dinâmica dos sentimentos, cujo objetivo era conhecer um pouco dos sentimentos dos usuários acerca de si, do CAPS II e da sociedade que os cerca. A dinâmica consistiu em espalhar pelo chão diversas palavras selecionadas previamente, dentre elas: amor, família, gratidão, saudade, futuro, alegria, vergonha, fé, amizade, sonho, medo, coragem, calma, ansiedade, esperança e tristeza. Voluntariamente cada um, dos vinte usuários que participaram, escolhia uma ou mais palavras e justificava a escolha. Os mesmos demonstraram um vínculo consolidado com o serviço, foram participativos e tiveram facilidade em expor seus sentimentos e pensamentos. Frases como “eu agradeço a Deus por ter o CAPS na minha vida”, “só comecei a dormir depois do CAPS”, “o CAPS me deu alegria”, “antes do CAPS eu era espancada”, e, “nós somos uma família aqui no CAPS” estiveram presentes durante toda a dinâmica. O que mais chamou atenção foi a escolha das palavras gratidão e família e sua associação ao CAPS II, demonstrando o quão importante este serviço é e o que significa para eles. Em meio aos relatos das dificuldades ainda existentes em alguns momentos da vida dessas pessoas, foi perceptível que o processo de trabalho desenvolvido pela equipe do CAPS II, possibilita a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida. Consideramos que conseguimos atingir o objetivo proposto a partir da dinâmica, e ampliamos o olhar sobre a importância do modelo, das atividades realizadas bem como das habilidades e competências adquiridas pelos usuários ao longo do processo.