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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A APLICABILIDADE DA SAE NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM SAÚDE DA CRIANÇA
Relatoria:
KEDDMA DOS SANTOS TOLENTINO
Autores:
  • Keyciane Lima da Silva
  • Kellen Cristina de Mello Garces
  • Anne Caroline Sampaio Soares
  • Neuza Formigosa Menezes
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O processo de enfermagem é o método utilizado para sistematizar a assistência de enfermagem. Portanto, é indispensável que os profissionais de enfermagem possuam conhecimento de que esse processo deve ser realizado de modo estudado e organizado em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Na saúde da criança não é diferente, apesar de ser uma especialidade que exige um pouco mais de conhecimento, disposição e criatividade, pois a infância é uma fase marcada por mudanças constantes decorrentes do ambiente físico, familiar e social. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante estágio acadêmico em saúde da criança na elaboração e aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do décimo período do curso de graduação em enfermagem, durante estágio realizado no Hospital Infantil Doutor Fajardo na cidade de Manaus-Am, no período de março e abril de 2018. Resultados: Durante o estágio em saúde da criança os acadêmicos foram estimulados a pensar criticamente e desenvolver um processo de cuidado sob o olhar clínico centrado na família, de acordo com as necessidades de cada paciente. A SAE foi desenvolvida respeitando as cinco etapas do processo de enfermagem: 1-coleta de dados, 2-diagnóstico, 3-planejamento, 4-implementação e 5-avaliação. Para a aplicação das intervenções, é importante ressaltar que a orientação e sensibilização dos responsáveis é a principal ferramenta de apoio para que os resultados sejam alcançados de maneira satisfatória, por isso a interação entre equipe, paciente e família é de fundamental importância, assim como a utilização de materiais lúdicos na conscientização do público-alvo. O conhecimento científico do enfermeiro é significativo para a elaboração de metas e implementações na recuperação da saúde que atendam às necessidades dos pacientes em tempo oportuno. Conclusão: A elaboração da SAE durante os estágios acadêmicos possibilita aos alunos que ampliem o pensamento clínico e adquiram conhecimentos e habilidades na resolução de problemas de saúde-doença, pois é um processo que foi elaborado cientificamente por profissionais de enfermagem e precisa ser seguido para que se alcance melhores resultados na assistência. Também permite que os discentes adquiram experiência em sua profissão e ultrapassem as barreiras do cuidar na saúde da criança.