Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO NO CAMPO DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatoria:
LHAYS EMILLY DA SILVA MORAES
Autores:
- Nayara Ferreira
- Monique maira maciel
- lorraine jardim vicente
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O estágio curricular supervisionado é uma categoria de ensino obrigatória no curso de graduação em enfermagem, e tem por objetivo propiciar ao discente uma visão de sua profissão de forma ampla e concreta. Nesse sentido, a educação em enfermagem tem sentido a necessidade de mudanças, dado que o aluno na atualidade deve participar como sujeito na construção de conhecimentos. OBJETIVO: Promover reflexões sobre o processo de aprender-ensinar no estágio supervisionado. METODOLOGIA: O estudo é do tipo revisão de literatura, realizada em agosto de 2018. A busca foi realizada na base de dados Scielo, com os descritores Educação em enfermagem, Educação baseada em competências e Relações interpessoais, utilizando o booleano “and”. Selecionou-se artigo científico no idioma português (Brasil), disponíveis eletronicamente e na íntegra. Foram excluídos monografias, teses, dissertações e artigos que não se referiam a temática do estudo, após leitura do título e resumo. RESULTADOS: Vários autores relatam que é uma prioridade repensar sobre as formas de relacionamento entre o docente – discente no campo de estágio, de modo que os docentes procurem preparar futuros profissionais para o trabalho em equipe, tendo como requisitos mínimos a responsabilidade, empatia e preocupação com os clientes e colegas. O docente deve oportunizar que o aluno durante o estágio se situe como futuros profissionais, que observe e aplique de forma criteriosa e reflexiva os princípios teórico-científicos e práticos apreendidos durante o curso, sem contar o fortalecimento do trabalho interdisciplinar e multidisciplinar e a relação entre teoria e prática, sem perder de vista a realidade na qual o aluno está inserido. CONCLUSÃO: É visível à necessidade dos enfermeiros educadores repensarem sobre o processo de ensino e de aprendizagem, dando destaque ao desenvolvimento efetivo do pensamento crítico-reflexivo, isto é, que permita ao aluno, expandir sua capacidade de questionar, investigar, divergir, argumentar, analisar, experimentar e avaliar. Todas essas ações contribuem para a formação de profissionais aptos a assegurar um tratamento de forma holística a toda população, seja no nível individual ou coletivo, a fim de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Por fim, se torna fundamental que o docente dê o significado ao que ensina, para assim provocar o desejo do aluno pelo conhecimento.