Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
AS POTENCIALIDADES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
KEYCIANE LIMA DA SILVA
Autores:
- Keddma dos Santos Tolentino
- Elzinete Carvalho de Oliveira
- Kamila Souza Menezes
- Anne Caroline Sampaio Soares
- Gisele Reis Dias
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: A metodologia ativa, criada por Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, é um conjunto de práticas pedagógicas que visa à aprendizagem do aluno sob uma perspectiva diferente da metodologia clássica utilizada, evitando que o aluno permaneça sendo apenas um receptor passivo do conhecimento. Segundo Leal, Miranda e Nova (2017), novas estratégias de ensino têm sido utilizadas pelos educadores, que buscam superar o ensino apenas por meio de livros e a transmissão de conhecimento tipicamente expositiva e decorativa. Esse novo modelo têm possibilitado a participação ativa dos educandos na construção do conhecimento. Objetivo: Conhecer as potencialidades do uso desta metodologia de ensino-aprendizagem no contexto de educação em enfermagem, a partir de uma revisão de literatura. Metodologia: Este estudo consiste em uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), tendo como bases de dados eletrônicas utilizadas para análise: Base de Dados em Enfermagem – Biblioteca Brasileira (BDENF); Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); e Public Medline (PUBMED). Resultados: Do total de 83 artigos foram selecionados para leitura somente 08 que correspondiam aos critérios pré-definidos na revisão os quais evidenciaram as potencialidades do uso das metodologias ativas de ensino na área de enfermagem. Alguns autores afirmam que a metodologia ativa é um diferencial na formação dos profissionais de saúde. Frisam que as metodologias ativas têm sido um facilitador no processo de construção do conhecimento para ambos os cursos e que contribuem para a capacidade de atuação. Conclusão: Após a análise de todos os artigos discutidos nesta pesquisa, observou-se que o uso das metodologias inovadoras no ensino da enfermagem tem contribuído de forma positiva para a capacitação profissional dos enfermeiros. O uso dessas metodologias de ensino-aprendizagem no processo de educação na enfermagem traz consigo novas possibilidades de aprendizado. As potencialidades encontradas ao final deste estudo se destacaram em todos os artigos discutidos e envolvem: a aproximação dos estudantes à realidade, a criação do pensamento crítico reflexivo, o estimulo à busca do conhecimento e o aperfeiçoamento da autonomia dos educandos.