LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDENDO SOBRE ESQUIZOFRENIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR MEIO DO CINEMA
Relatoria:
SARAH BAFFILE SOELTL
Autores:
  • Simone de Oliveira Camillo
  • Amanda Almeida Apolinário
  • Thaina Peres de Sá
  • Douglas Pallone Vasconcelos dos Santos
  • Larissa Sousa Miguel
  • Thais Miranda Santos
  • Thamyres Ribeiro Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO-A linguagem cinematográfica vem sendo, cada vez mais, utilizada como um dos recursos pedagógicos, tanto no ensino médio quanto na graduação. Em relação especificamente à graduação na área de Enfermagem, o cinema pode ser utilizado como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, principalmente, quando se trata de entender a subjetividade humana, adequando-se aos estudos da disciplina de Enfermagem Psiquiatrica. OBJETIVOS- conhecer e descrever a compreensão dos alunos do curso de graduação em Enfermagem sobre a temática Esquizofrenia após utilização do cinema como recurso pedagógico. METODOLOGIA- Para o estudo em questão optou-se pelo Pensamento Complexo defendido por Edgar Morin, por considerar que o mesmo seja indispensável para todos os que trabalham com educação e que possuam preocupações referentes à produção do conhecimento multidimensional em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC. A população deste estudo foi constituído pelos alunos do 3º ano de graduação em Enfermagem, totalizando 11 discentes. Inicialmente foi exibido o filme “Uma mente Brilhante” do diretor Ron Howard de 135 minutos, no próprio cenário de estudo e após sua exibição foi realizado o Grupo Focal, conduzido por 5 questões norteadoras. Posteriormente, foi dado um questionário com 11 perguntas abertas para que os acadêmicos pudessem expressar individualmente sua construção do conhecimento acerca do tema explorado. Os dados foram trabalhados pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS- As categorias elencadas foram: A visão biológica da esquizofrenia por meio do cinema, A visão cinematográfica sobre o tratamento da esquizofrenia, A visão cinematográfica sobre o paciente esquizofrênico no mercado de trabalho, O cinema como estimulador para a reflexão crítica de políticas públicas em relação ao paciente esquizofrênico. CONCLUSÃO- Por meio do Pensamento Complexo de Edgar Morin, pudemos perceber que o filme aumenta a possibilidade de aprendizado a respeito da temática esquizofrenia, no sentido de ajudar o aluno a compreender aspectos biopsicossociais comprometidos na vida dessas pessoas. Traz também a tona, a reflexão crítica a respeito das políticas públicas em prol de pacientes com transtornos psiquiátricos.