Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ACOLHER PARA COMPREENDER – CAIXA DE EMOÇÕES
Relatoria:
Rita de Cássia Ferreira da Silva
Autores:
- ROSE MARY COSTA ROSA ANDRADE SILVA
- ELIANE RAMOS PEREIRA
- NEUSA APARECIDA REFRANDE
- GIOVANNA ROSARIO SOANNO MARCHIORI
- BRUNA SOUSA DE OLIVEIRA
- AGUIMAR TEREZINHA BUZON
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a palavra acolhimento permeia à promoção e prevenção da saúde, está vinculada a uma ação geradora de mudanças na vida das pessoas. Com destaque para humanização e respeito reconhecendo assim, o sujeito como autor de sua própria história. Na esfera da Política Nacional de Humanização, (PNH), para o SUS o acolher é um ato de grande relevância ao considerar em sua integralidade o contexto histórico do ser humano. A partir desse entendimento há necessidade de realizar vínculo e confiança. Dessa forma, a valorizar não só a saúde física, mas principalmente a saúde mental do sujeito, baseado em um cuidado individualizado e ao mesmo tempo holístico. Objetivos: envolver todos os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), à uma prática educativa pedagógica mais humanizada e acolhedora, capaz de despertar uma consciência geradora de reflexões e pensamentos críticos; Intencionalidade de formar vínculos entre os alunos de vivências bem heterogêneas. Métodos: foi usada metodologia ativa. Este contexto foi aplicado de forma a relacionar ao setembro amarelo, criado pelo SUS como forma de prevenção ao suicídio. Essa proposta é fazer com que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, tornando-o autônomo e participativo, mediado por situações reais. Foi criado uma caixa de emoções, onde as emoções eram caracterizadas por várias palavras escritas em papel ofício e espalhadas pelo chão, de maneira que o aluno voluntariamente e individualmente se identificava com uma ou mais palavras do contexto. Resultados: com a oportunidade de estimular as falas dos alunos criou-se um ambiente de confiança e liberdade para que os mesmos expressassem suas experiências de vida. Tudo foi tão verdadeiro e intenso, que provocou nos envolvidos a necessidade de expor suas emoções no grupo, de uma forma particular a produzir lágrimas, abraços e aplausos entre todos. Conclusão: entende-se que a partir desse relato de experiência a necessidade de promover a saúde mental dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos no ambiente escolar, vindo a conhecer a realidade de vida de cada um, pois muitos estão à margem da violência, descaso e abandono. A ressaltar que muitos deles são idosos, e acolhê-los vem a minimizar o desejo e a ansiedade, que conduz o ser humano a aumentar o número de suicídio no Brasil.