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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
ASPECTOS DIFICULTADORES PARA A APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIANE VALESCA DE MENEZES LACERDA
Autores:
  • Vitória de Barros Siqueira
  • Geovanna Májory Santos Almeida
  • Elkslayne Cruz Barros
  • Thiago Santos Viana do Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Processo de Enfermagem (PE) é importante instrumento metodológico na execução do cuidado da enfermagem e consiste em uma série de ações dinâmicas e inter-relacionadas realizadas mediante análise crítica e reflexiva do profissional frente às necessidades afetadas da pessoa cuidada, contribuindo para o ganho de autonomia e apropriação do processo de cuidar da enfermagem pelo profissional. O PE é o meio de materialização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no cenário prático cuja implantação deve ser realizada em toda a instituição de saúde pública e privada, como preconizado na Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86 e na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 358/2009. Objetivo: narrar a experiência dos discentes de enfermagem em sua primeira prática hospitalar e suas percepções quanto a implantação do PE no serviço em comparação com a teoria vista em sala de aula. Metodologia: trata-se de um relato sobre a experiência de discentes do segundo período de enfermagem durante a sua primeira prática hospitalar realizada no Módulo Práticas do Cuidar, ocorridas no mês de abril de 2018 na clínica cirúrgica de um hospital universitário de médio porte. Resultados: os discentes puderam perceber que mesmo com o sistema computacional que permite o registro do histórico, diagnósticos e prescrição de enfermagem a equipe não o utiliza de maneira sistemática e efetiva. Os discentes puderam identificar como fatores dificultadores para o PE a prevalência do modelo biomédico centrado na doença e não nas necessidades humanas afetadas, falta de tempo dos profissionais, sobrecarga de trabalho e o número insuficiente de profissionais frente a grande demanda do serviço. Apesar das dificuldades apontadas, foi conseguido aplicar o PE à pacientes selecionados. Conclusão: os discentes conseguiram constatar através desta experiência, a superioridade do cuidado de enfermagem prestado de forma sistematizada através do PE entendendo este como uma ferramenta para a qualidade da assistência e para a segurança do paciente. Foi possível constatar também que a equipe compreende a importância do PE, mas diante das dificuldades encontradas no serviço muitas vezes percebem-no como mais um papel a preencher e no cenário que se encontram subutilizam o recurso. Sendo assim, é de suma importância o preparo técnico-científico com foco na organização do trabalho e o aperfeiçoamento do cuidado de enfermagem direcionado à pessoa com necessidades de saúde.