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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JÉSSICA DOS SANTOS SIMÕES
Autores:
  • Grazielly Cerqueira Santos
  • Winny Éveny Alves Moura
  • Noélia Silva Oliveira
  • Maria do Rosário Andrade Barreto Ferreira
  • Lucidalva Carvalho de Lima
  • Sônia Maria Isabel Lopes Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O projeto de extensão, Gestão do Cuidar, com plano de ação, Educação Continuada em Instituições Hospitalares, permitiu a vivência da tríade ensino, pesquisa e extensão, através da integração ensino/serviço. Foram desenvolvidas atividades a fim de contribuir com a organização do processo de trabalho da equipe de enfermagem, assim como atualização dos profissionais do serviço de enfermagem, utilizando como ferramenta a educação continuada/permanente. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das discentes no processo de atualização dos procedimentos de enfermagem, bem como na elaboração e revisão do manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) tendo como produto final o livro de Procedimentos Básicos de Enfermagem no Ambiente Hospitalar, o qual auxiliará os estudantes e profissionais do serviço. Trata-se de um relato de experiência de uma bolsista e duas voluntárias de ação com natureza extensionista, acerca das atividades de educação continuada realizadas com a equipe de enfermagem e a elaboração e revisão do POP e construção do livro. Após discussão sobre a necessidade de elaborar e revisar o POP, foi agendado encontros semanais com enfermeiros do serviço, docentes e discentes do projeto, para a revisão bibliográfica a fim de elaborar e revisar o POP. Nesses encontros resultou na mudança inicial que era a construção do POP para a construção do livro, o que levou o envolvimento de todos na realização das ações. A integração ensino/serviço através da extensão, contribuiu para elaboração do livro Procedimentos Básicos de Enfermagem no Ambiente Hospitalar. Já para a formação das discentes viabilizou aquisição do conhecimento técnico/científico e do pensamento crítico e reflexivo da assistência de enfermagem prestada ao paciente/cliente.