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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E MOBILIZAÇÃO DE SABERES
Relatoria:
TAMILLYS MACEDO CORDEIRO
Autores:
  • DIEGO SANTOS SOUZA
  • AIMÉE OBOLARI DURÇO
  • ISABELLA BARROS ALMEIDA
  • ISABELLA MARIA FILGUEIRA GUEDES PIANCÓ
  • JULIANA DE VASCONCELOS CERQUEIRA BRAZ
  • ELIZA JULIANA DA COSTA EULÁLIO
  • MARINA FERREIRA DE MEDEIROS MENDES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A busca da qualidade na prestação de serviços de saúde é uma necessidade técnica e social. Nos hospitais, essa necessidade é ratificada pelas filas, mão de obra escassa, desqualificada e insatisfeita, e recorrência de erros profissionais, tornando a assistência com qualidade um desafio. Sendo a Gestão da Qualidade uma metodologia que contribui para a melhoria desses aspectos, este estudo objetiva realizar uma revisão da literatura analisando desafios enfrentados no desenvolvimento das competências necessárias à operacionalização de um Sistema de Gestão da Qualidade Hospitalar. Trata-se, portanto, de uma revisão teórica, na qual foram analisados artigos em português e inglês, publicados no período de 2000 a 2017 em seis bancos de dados (Biblioteca Nacional de Medicina, Science Direct, Web of Science, Scopus, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde). A pesquisa resultou em 5.209 publicações, das quais 24 foram incluídas nesse estudo. Mediante análise dos artigos, foi observada a presença constante do fator subjetividade, demostrando a atenção a ser dispensada neste aspecto e o papel central que o ser humano ocupa sob a ótica de um sistema de gestão da qualidade.