Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
PROJETO ESTRELINHAS DA ALEGRIA: A PRÁTICA LÚDICA E EDUCATIVA NA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA
Relatoria:
THAINÁ LAIZE DE SOUZA PAPACOSTA
Autores:
- Nathália Menezes Dias
- Joana Carla da Silva Souza
- Rodrigo Souza Cardoso
- Delis Miranda dos Santos
- Ruth Silva de Oliveira
- Rildileno Lisboa Brito da Silva
- Alina Roberta da Silva Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O lúdico é visto como uma ferramenta terapêutica capaz de promover a continuidade do desenvolvimento infantil, bem como possibilita a criança hospitalizada a elaborar melhor o momento em que vive, sendo também utilizada como ferramenta do humor, enfatizando a humanização do cuidado e promovendo melhoria orgânica e emocional. Tendo-se como objetivo, descortinar as experiências vivenciadas pelos estudantes voluntários referentes às atividades desenvolvidas no projeto “Estrelinhas da alegria”. Trata-se de um relato de experiência realizado por sete acadêmicos de enfermagem e uma enfermeira docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), integrantes do projeto de extensão “Estrelinhas da Alegria” iniciado em agosto de 2017, sendo executado com crianças internadas e que estão aguardando tratamento na clínica pediátrica e enfermaria pediátrica do Pronto socorro de um hospital de media e alta complexidade na cidade de Tucuruí no sudeste do Pará, a partir de visitas semanais aos domingos, utilizando a ludoterapia com temas sobre higienização (Lavagem das mãos, higiene corporal e oral), acidentes domésticos, e outros onde são utilizadas como modalidades expressivas: Teatro-fantoche, desenho, pintura, musicas, quebra-cabeça, e dentre outras técnicas. Através das visitas, tivemos a oportunidade de vivenciar e perceber as fragilidades encontradas pelas crianças e seus responsáveis para lidar com o processo de internação, e possibilitou a percepção de inúmeras ações que podem ser efetuadas que valorizam a importância dos momentos lúdicos na assistência à criança hospitalizada. Observa-se que as ações desempenhadas também propiciam oportunidades para a naturalização do processo de internação, além de atenuar as situações de estresse, contribuem no restabelecimento do equilíbrio emocional e oferecem momentos de prazer e gratidão por parte das crianças e dos familiares meio as dificuldades enfrentadas devido à internação. É importante a abordagem sobre esta temática para toda a ciência de saúde, sensibilizando-os para a importância e magnitude de se utilizar tecnologias e ações de cuidado no âmbito de um setor hospitalar pediátrico. Além disso, a vivência através do projeto de extensão possibilita experienciar atitudes de humanização, amor e responsabilidade.