Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELO ENSINANTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ERIVAN ELIAS SILVA DE ALMEIDA
Autores:
- Erivan Elias Silva de Almeida
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Este trabalho aborda-se o relato de experiência de um ensinante de graduação em enfermagem sobre uma estratégia de ensino realizada no campo de estágio em uma instituição de saúde hospitalar localizada na região sul do Tocantins. Objetivo: Relatar a experiência vivida na prática de uma metodologia denominada de estudo de caso, desenvolvida pelos aprendentes de graduação em enfermagem. Material e Métodos: Neste estudo retrata-se em um relato de experiência de um ensinante do Curso de Graduação em Enfermagem, durante a realização das práticas pelos aprendentes da disciplina Estágio de Fundamentos de Enfermagem. A estratégia utilizada foi o “Estudo de Caso” no período de fevereiro de 2018 a maio de 2018, para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) regulamentada pelo Cofen – Resolução 358/2009, a fim de reconhecer as necessidades básicas humanas afetadas dos clientes hospitalizados. E ainda, com o propósito de socializar essas experiências pedagógicas com os docentes de enfermagem. Resultados: Constata-se que o processo de aprendizagem dos aprendentes com a utilização do estudo de caso, possibilita melhor aproveitamento e fundamentação teórico-prática da profissão, uma vez que, essa prática por intermédio de vivências e experiências no dia a dia dos estágios contribui na construção de novos passos do conhecimento e o elo de raciocínio frente a diversas situações que contextue fatos da realidade. Sustenta-se Abreu e Masetto (1990) que a realização da estratégia de ensino os aprendentes expõem seus pontos de vista, aspectos e problemas que devem ser analisados, a prioridade na tomada de decisão e melhorias de soluções subsidiado em teorias que possam nortear a eficácia da resolução do problema. Conclusão: O trabalho em relatar a estratégia de ensino teve grande relevância, pois, os achados na discussão atingiram êxitos nos resultados evidenciados pela metodologia aplicada. Pode-se afirmar com esse relato que a utilização do estudo de caso, foi o meio prático e dinâmico frente aos fenômenos reais e trazendo frutos positivos nos processos de ensino e aprendizagem dos aprendentes preparando-os para o futuro promissor.