Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
SIMULAÇÃO DIGITAL PARA ENSINO DE AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
CHRIS M. TIBES-CHERMAN
Autores:
- Chris M. Tibes-Cherman
- Sílvia Helena Zem-Mascarenhas
- Yolanda D. Martinez Évora
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: o uso de simulação digital no processo de ensino em Enfermagem, tem se mostrado como proposta auxiliar no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, baseada em uma experimentação virtual e realística de determinada situação, em que o aluno consegue desenvolver o raciocínio crítico dentro de um ambiente seguro e controlado. OBJETIVOS: relatar a experiência do uso de uma simulação virtual utilizando um aplicativo (APP) para ensinar estudantes de Enfermagem a identificar o risco de pacientes desenvolverem Lesões por Pressão (LPP) e realizarem recomendações de cuidados preventivos para esses pacientes. MÉTODOS: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. A atividade de simulação foi aplicada com alunos do curso de graduação em Enfermagem em um curso complementar em feridas. A atividade ocorreu em dois momentos: primeiramente foi ministrada uma aula sobre prevenção de lesões por pressão (LPP) e na segunda etapa foi realizada uma atividade prática de simulação virtual utilizando o APP. Para isso, realizou-se estudo de caso de pacientes simulados. RESULTADOS: a atividade ocorreu sob a coordenação de três professores/tutores. Foi ministrada uma aula expositiva e dialogada sobre “Prevenção de lesão por pressão”, onde se abordou ferramentas para identificar o risco para desenvolver LPP e como aplica-las, e as medidas preventivas para esse tipo de lesão. Para realizar a atividade de simulação digital, organizou-se os alunos em pequenos grupos de cinco integrantes, casos de pacientes simulados foram entregues para cada grupo. Utilizou-se para a atividade o APP “UpCare”, que foca na avaliação do risco para desenvolver LPP e realiza recomendações de cuidados preventivos. Os alunos tinham como objetivo da atividade, discutir o caso, realizar a avaliação do risco de cada paciente simulado e selecionar uma lista de cuidados para prevenção de LPP baseado no perfil do paciente. Cabia a cada pequeno grupo discutir o caso para realizar a avaliação e desenvolver o pensamento crítico e tomada de decisão quanto aos cuidados pertinentes ou não ao contexto. Por fim, os tutores distribuíram questionários sobre a avaliação da atividade e da usabilidade do APP. CONCLUSÕES: o uso de simulação virtual se mostrou como uma forma atual e inovadora do uso de Tecnologias Digitais Educacionais, contribuiu de forma positiva no ensino de prevenção de LPP, bem como estimulou o pensamento crítico e tomada de decisão com segurança em um ambiente simulado.