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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA COMO PROCESSO INTRODUTÓRIO À FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
BRENO DE SOUZA MOTA
Autores:
  • Erika Oliveira da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O processo de monitoria é datado desde a antiguidade e perdura até a atualidade em várias instituições de ensino no mundo. No Brasil, a Lei nº 9.394/94 concede o direito ao monitor e define suas funções diante da atribuição de acordo com o seu rendimento e plano de estudos. O processo de ensino e aprendizagem na enfermagem garantem um pensamento crítico e analítico ao acadêmico, que busca novos conhecimentos através da pesquisa e leitura. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por um acadêmico do sexto período durante a monitoria da disciplina de Microbiologia Geral, oferecida no segundo período do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. MÉTODO: Constitui-se de um estudo do tipo relato de experiência, advindo da disciplina de Microbiologia Geral de uma IES de cunho particular, situada no município de Manaus-AM, no período de 21/03 a 18/07/2018, com carga-horária de duas horas-aula semanais, sendo o aluno selecionado por meio de avaliação objetivo e subjetiva, efetuada pela coordenação do curso. RESULTADOS e DISCUSSÕES: A realização das atividades acadêmicas pelo monitor junto de sua professora orientadora, proporcionaram uma maior dinâmica e compreensão dos assuntos abordados na disciplina, como os princípios da microbiologia, a descoberta dos microrganismos e um pouco da sua história relacionada ao uso das vacinas e sua importância médica em diversas patologias. O desenvolvimento de atividades no laboratório auxiliou na coleta, cultura e identificação de bactérias patogênicas ou componentes da flora normal humana por meio da coloração de Gram, favorecendo a percepção dos alunos sobre quais microrganismos são encontrados no dia-a-dia. As metodologias ativas utilizadas, como Quizzes orais, leitura e interpretação de artigos, gincanas, exposição dos conteúdos por meio de seminários, entre outras, garantiram a maior interação dos discentes e a participação do aluno-monitor, por meio da andragogia, levando ao conhecimento compartilhado e não absorvido e guardado. CONCLUSÃO: A troca de saberes e conhecimentos proporcionada pela monitoria traz a real importância da docência na formação do profissional enfermeiro. Por outro lado, faz com que o monitor adquira mais responsabilidades e deveres, desenvolvendo um aspecto cognitivo satisfatório, uma comunicação efetiva eficaz e experiências insubstituíveis durante o seu período acadêmico.